Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Iogurtes: algumas ideias doces e salgadas para pratos e sobremesas

Yaourts, nos idées salées et sucrées pour cuisiner avec

Você sabia que os iogurtes podem ser comidos até uma a duas semanas depois da data de vencimento? Bom, é melhor saber que apenas os iogurtes naturais e com frutas, se bem guardados na geladeira !!!

Pessoalmente, depois que eu ensinei isto às crianças, fim dos problemas de estoque e desperdício aqui em casa.

Mas se você é do tipo medroso, veja algumas ideias para acabar com seus estoques, antes da data de vencimento.

as receitas doces

Les recettes sucrées

O bolo de iogurte:

É é o bolo mais comum das famílias francesas. Vamos dar para você a receita básica do bolo de iogurte. Confira a receita básica de bolo de iogurte.

O que é interessante, é que se pode utilizá-lo para fazer um outro diferente a cada vez.

Nossas dicas para variar o bolo: cortá-lo em dois na espessura e recheá-lo com geleia, doce de leite ou goiabada, chantilly com morangos (muito chique!), pedaços de frutas frescas ou raladas como a maçã, colocar pepitas de chocolate (ou o granulado) na massa, substituir uma parte da farinha por cacau (sem açúcar, de preferência), perfumar a massa com raspas de limão ou laranja, acrescentar frutos secos ralados ou picados... enfim, a criatividade permite uma infinidade  de variações que farão sucesso a cada nova versão !!!

Veja todas nossas variações do iogurte: 

Os smoothies: 

É bom acrescentar um pote de iogurte natural às frutas frescas para fazer nossos smoothiespois ele traz muita suavidade a eles. Pode ser servido no café da manhã , lanche ou mesmo como sobremesa.

Saibia que um smoothie pode de ajudar a ficar com a barriga lisinha? (com receita) 

Os iogurtes congelados:

Mais leves que um sorvete, eles são perfeitos. Já existem locais especializados nestes tipos de gelados que viraram moda... são os famosos Frozen Yogurt.

Em casa, podemos prepará-los com iogurtes naturais, um pouco de creme de leite, açúcar ou mel e deixa-se congelar esta mistura em sorveteira ou usando o processo fabricação de sorvete caseiro comum. Podemos acrescentar, ao servi-lo, frutas frescas, coulis, frutos secos picadinhos ou mesmo suspiros quebradinhos ... vale sempre a imaginação e o que se tem em casa !!!

Veja nossas receitas de Frozen de iogurte e frutas: 

Os iogurtes gregos, mais gordurosos que os iogurtes clássicos, também dão ótimos resultados e evitam o acréscimo de creme de leite. 

as receitas salgadas

 Les recettes salées

Os iogurtes nas sopas cremosas de legumes:

Pense em utilizar os iogurtes naturais para dar suavidade às suas sopas cremosas de legumes, eles substituem vantajosamente o creme de leite. Elas ficarão mais leves e saudáveis. 

Os iogurtes nos currys e cozinha árabe:

É tradicional na cozinha indiana o uso do iogurte que traz suavidade e ao mesmo tempo um lado acidulado aos currys

Os iogurtes utilizados nos pratos dos mezzés (conjunto de dezenas de pratos variados servidos em festas) como o  delicioso Tzayziki (feito com o iogurte grego, gotas de vinagre, pepino picado, hortelã picadinha e sal)) ou em dips.

Os iogurtes nos molhos para saladas:

Um iogurte, um pouco de limão, ervas frescas e um pouco de azeite e está feito um ótimo molho para saladas que fará  maravilhas numa salada de repolho, ou sobre brócolis cozidos, por exemplo. Você pode, se quiser, também misturar um pouquinho de maionese e iogurte. 

Confira algumas receitas de molho de iogurte 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Café Frappé

O café frappé é um café gelado, cujas primeiras receitas  datam de 1897 na França e é composto basicamente de café, gelo e, em alguns casos, leite. A versão típica de Marseille que temos neste vídeo, leva Sirop d'Orgeat.

Comentar este artigo

10 dicas para lambiscar e que não pesarão na balança Horóscopo culinário de novembro 2014