Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Uma fruta com cheiro de queijo e cebola podre, você conhece o durian?

 

Originário da Indonésia e da Malásia, o durião ou durian é também cultivado em diversas regiões do sudeste asiático, notadamente a Tailândia, que virou o maior exportador do fruto.

 

Durian, durião ou durio

 

Alguns dizem que seu forte odor parece ao do queijo, outros dizem que lembra o de cebolas podres. O fato é que essa exótica iguaria é conhecida por causar repulsa e deleite. Com sua casca espinhosa, o durião pode chegar a medir 25 centímetros e ter 4,5kg de peso, vindo dessas vantajosas medidas sua alcunha de “o rei das frutas”.

 

Época

A safra de dudurião varia de acordo com o país de origem, mas geralmente ocorre em janeiro e julho.

 

Como escolher duriões

Pode não ser fácil encontrar duriões no Brasil, por isso vá a mercados especializados. Quando estiver escolhendo o durião, não há como se esquivar de cheirá-lo, já que se o odor estiver muito forte, a fruta está passada. Em seguida, proteja sua mão dos espinhos e dê uma balançada na fruta. Se você sentir que algo chacoalhou, melhor devolver para a banca.

 

Como conservar o durião

O durião pode ser conservado por não mais que dois dias na geladeira após aberto. Se você quiser conservá-lo por mais tempo, extraia a polpa e congele.

 

Como preparar durião

Primeiramente, nunca esqueça de proteger sua mão contra os espinhos da casca. Corte o galho superior e examine a casca da fruta. Sua irregularidade acompanha as cápsulas internas, então, use uma faca para cortar por entre essas cápsulas, ou seja, onde a casca aparenta estar mais afundada. Uma vez que você tenha cortado a casca de um lado a outro, faça uma alavanca com a faca para retirar uma metade da casca. Siga cortando a casca até retirar todas as cápsulas do fruto. Não se esqueça de retirar também as sementes. Elas podem ser torradas ou cozidas com açúcar para serem comidas, mas são tóxicas se ingeridas cruas.

 

Use o durião com arroz oriental ou com sorvete de coco.



Enquanto você não cria coragem de experimentar o Durian, que tal uma passadinha pela tradicional cozinha mineira?

 

 

Feijao Tropeiro Frango de panela com escondidinho de ora-pro-nóbis Pao de queijo 3 ingredientes - super fácil Mousse de queijo com coulis de goiabada
Feijao Tropeiro Frango com escondidinho de Ora-pro-nóbis Pão de queijo super prático

Mousse Romeu & Julieta

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

CRUMBLE de NUTELLA com PERAS, você não imagina a delícia!

Uma deliciosa torta típica da Inglaterra, o crumble normalmente leva uma base de frutas com uma espécie de farofa, o crumble, por cima e depois é assada no forno. A farofa geralmente tem uma fruta seca para dar a crocância e o sabor, além de farinha e muita manteiga! 

Nesta versão, escolhemos as peras como fruta e elas levam uma camadinha de Nutella antes do crumble, dá pra imaginar a delícia?!

Ingredientes:

  • 3/5 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha
  • 1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de manteiga bem gelada
  • Peras
  • 2/5 xícara de água
  • 1/4 xícara de açúcar
  • Nutella

Modo de preparo:

 Siga o passo a passo do vídeo para o modo de preparo, mas deixamos aqui algumas dicas:

  1. As peras passam por uma rápida fervura para que não desmanchem, afinal, ainda vão ao forno;
  2. Na hora de fazer o crumble, ou seja, a farofa, é preciso que a manteiga esteja muito gelada e, o ideal é que você use uma faca para fazer a mistura ao invés das mãos. O objetivo é que as farinhas e o açúcar grudem nos grumos de manteiga deixando a farofa bem granulada. Cuidado se for usar as mãos para não acabar tendo uma massa compacta!
  3. Bom apetite!

 

Comentar este artigo

Jaca - esta fruta doce e incompreendida Frutas e legumes com formas bem estranhas e engraçadas!