Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Para cada região do mundo, um bolo com gosto de infância

Por,
Receitas sem Fronteiras

 

Receitas tradicionais para crianças do mundo todo

Cada país tem especialidades culinárias que lhe são próprias.  Se as crianças francesas crescem comendo grandes pedaços de "Quatre-quarts" (pão de ló) ou rocambole de geleia, quais são os bolos que marcam os primeiros anos das crianças  em outros lugares do mundo ? Depois de ter perguntado ao nosso redor, nós lhe entregamos o resultado.

 

Os ingredientes

Sem surpresa, o chocolate é o ingrediente principal dos bolos que comem as crianças em outros lugares do mundo. Assim na Alemanha, o marmorkuchen (bolo mármore)   é táo popular quanto na França ou no Brasil.... senão mais !

 

Quanto às frutas , é provavelmete o morango que aparece mais nas confeitarias que nos foram citadas. Nos  Estados Unidos, por exemplo ,  existe o strawberry short cake , variante do short cake tradicional realçado por um pequeno toque de colorido rosa. Esta sobremesa marcou a tal ponto toda uma geração que ele deu mesmo seu nome a uma pequena boneca, transformada a seguir em personagem de desenho animado!  Trazido para o Brasil como Moranguinho e para França com o nome de Charlotte aux fraises esta menina conhece mil aventuras na tela.

 

Enfim,  importante assinalar, o paladar das crianças  não está ainda habituado a toda gama de sabores existentes. Tomemos por exemplo a Grécia onde existe  um bolo de sêmola e uvas-passa, ingrediente raramente apreciado pelos mais jovens. Para resolver este problema  as mamães as substituem frequentemente pelas amêndoas.

 

As formas e os desenhos:

Na verdade, nos citaram principalmente  bolos e biscoitos de formas divertidas. Por exemplo, as crianças adoram cortar os biscoitos com ajuda de uma forma em formato de gato, de flor ou estrela... E muito mais divertido que as outras maneiras de cortá-los, não ?  Da mesma maneira, sem dúvida,  o " bolo marmorizado "  é preferido por causa dos lindos desenhos que aparessem na massa.

 

Confeitarias que fazem "croc".... mas não apenas isto!

Na Polônia, prepara-se  bolinhos doces que se chamam paczki, na Espanha, adora-se comer um tipo de rabanada que se chamada torrijas, na Itália come-se o frolini, um tipo de biscoito amanteigado, junto com sua tigela de leite da manhã... Todas as crianças gostam de comer biscoitos bem crocantes ! Entretanto elas não dizem não a texturas mais macias ou cremosas : quem recusaria uma bela sobremesa de creme ou um bom sorvete ? 

 

As crianças participam da confecção dos bolos?

As  crianças que crescem no estrangeiro são como as brasileiras: elas  participam primeiro experimentando a massa crua para verificar se o bolo ficará bom ! Se não, já que elas são fascinadas por botões, elas adoram por em funcionamento o processador, o liquidificador, a batedeira e a balança eletrônica.

 

Importante lembrar:  nem todas as mães gostam de cozinhar.  Por isto acontece das crianças prepararem os bolos em companhia de outras pessoas como sua avó, por exemplo,  ou delas comprarem seus doces preferidos com o dinheiro da mesada na padaria.

 

E quando as crianças cresceram?

Muitas pessoas  pessoas a quem nós perguntamos cresceram no estrangeiro  mas voltaram a viver na França por razões profissionais. Para comemorar seu retorno à casa natal ( por ocasião das férias d verão, por exemplo ), as mamães adoram "paparicá-los"  preparando de novo seus bolos preferidos.

 

Ao contrário existe também : as crianças que cresceram e estão de volta à casa de seus pais podem também decidir de preparar sozinhos um bolo... enquanto sua mãe se repousa. Nada é então mais agradável do que partilhá-lo com ela em lembrança dos bons momentos passados juntos.


Vamos conferir as receitas da Casa da Vovó? Nada mais gostoso do que um boa "paparicação" de vó!



A chaque région du monde son gâteau d'enfance !

 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Múmias de salsicha: deliciosamente assustadoras! Vídeo receita de Halloween

Para fazer estas delícias, você só vai precisar de um rolinho de massa de pizza fresca, mostarda tipo ancienne (aquela mais escura que vem com os grãozinhos) e azeitonas pretas! 

Agora é só seguir as orientações do vídeo e se deliciar! 

Para acompanhar, pode ser mostarda, ketchup, um molho rosé bem saboroso... e, se você preferir, pode substituir a massa de pizza por massa folhada, fica melhor ainda!

 

Comentar este artigo

MADELEINES: 7 SEGREDOS para um SUCESSO TOTAL! 10 ALIMENTOS QUOTIDIANOS que contêm ÓLEO DE PALMA!