Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Os benefícios das nozes, castanhas & cia, você não vai acreditar!

OK  Os benefícios das nozes e cia, você não vai acreditar!

Você tinha uma dúvida ou você não tinha conhecimento de seus benefícios? As nozes, avelãs, amêndoas e outras oleaginosas são portanto imprescindíveis em termos de saúde. Vamos fazer um um resumo dos seus efeitos sobre nosso organismo. Elas têm um poder antioxidante e cardio protetor que vai lhe ajudar a prevenir das doenças ditas da civilização (diabetes, stress, cardíacas e outras).

Cardio protetor!

Você certamente não sabia, mas estas pequenas delícias são ricas em ácidos graxos essenciais e de ótima qualidade. Elas são ricas em fitosteróis (provenientes das matérias gordurosas vegetais (diferente do colesterol que vem das matérias gordurosas animais). É um benefício pois os fitosteróis são ricos em ácidos graxos polinsaturados também chamados de ômega 3 e ômega 6. Com eles, você evita a placa de ateroma que se forma pela acumulação de colesterol em suas veias. 

Vitaminas multifuncionais

Elas têm uma riqueza em vitaminas que não para de fazer maravilhas. Elas contêm, por exemplo, a vitamina E, que serve de possante antioxidante que retarda o envelhecimento das células.

Por outro lado, você tem também a vitamina K, que serve para aumentar a fluidez do sangue. Um ponto não negligenciável quando você sofre da agregação plaquetária (sangue que não é suficientemente fluido).

Encontramos também a vitamina B9 em grande quantidade, esta tendo um papel muito importante nos fetos. Sua ação permite prevenir as más formações neuro fetais, tais como a "spina bifida" (se falta a B9, o cérebro não se desenvolve completamente).

Elas são fáceis de transportar

Você nunca sabe o que comer nos intervalos das refeições, quando sente aquele vazio no estômago ou quando sua mochila já está muito cheia ou que você não quer esmagar o saquinho de petiscos no fundo dela... A solução você tem sob os olhos, um punhado de nozes ou outra fruta seca e seu lanche está salvo (assim como seu estômago).

Riqueza mineral

Além de serem ricas em vitaminas, elas são ricas em potássio. Este mineral tem a particularidade de fazer a contração cardíaca. Você tem também a presença do zinco, participante na regeneração das células graças à sua ação antioxidante. O último, mas não menos importante, é o ferro. Este se encontra em grande quantidade ( tem tanto em 100 g quanto em 100 g de carne). Este participa da formação da hemoglobina e da mioglobina (transporta o oxigênio no organismo).

 

Agora que você sabe tudo isto, você não tem mais desculpas (salvo alergia ou sabor) para levá-las para todo lado com você. Faça um bem a você comendo-as todos os dias (uma punhado basta por dia). 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Video dica: como retirar a pele das amêndoas facilmente

Quando queremos fazer farinha de amêndoas ou mesmo torrá-las para alguma receita, nada é mais chato do que retirar aquela pelinha que fica colada nelas. Aprenda como retirá-la de um jeito rápido e fácil! 

 

Comentar este artigo

12 utensílios e gadgets de cozinha mais que irresistíveis! 5 coisas que os homens reparam em um primeiro encontro!