Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Qual é a diferença entre a culinária vegetariana e a culinária vegana?

Por,
Receitas sem Fronteiras

 Muitas vezes a diferença entre a culinária vegetariana e a vegana não fica tão clara para aqueles não iniciados no assunto. Para que você não confunda alhos com bugalhos, preparamos este pequeno manual de sobrevivência no mundo dos que não comem carne.

A culinária vegetariana

Vegetarianos e VeganosAs pessoas que seguem uma alimentação vegetariana suprimem de sua dieta toda e qualquer carne animal, as vermelhas, brancas, as aves e também os peixes e crustáceos. Os vegetarianos também não consomem ingredientes à base de substância animal, como os caldos de galinha, de carne e até mesmo produtos que levam gelatina.

Aqueles que acrescentam os animais marinhos em sua alimentação formam uma categoria à parte e podem ser designados por pescetarianos, ainda que este termo seja pouco difundido e, por vezes, questionado.

Tornar-se vegetariano pode ser fruto de diferentes razões pessoais, tais como a vontade de ser mais saudável, de contribuir com o meio ambiente, de proteger os animais ou até mesmo por questões alérgicas.

O consumo de lácteos e de cereais tem um papel fundamental na culinária vegetariana, junto com as frutas, as verduras e os legumes.

Esta é certamente uma culinária bastante criativa. Conheça nossas receitas vegetarianas e, principalmente, este churrasco vegetariano!

A culinária vegana

A culinária vegana, assim como a vegetariana, abstém-se de qualquer tipo de carne, mas também não utiliza outros produtos de origem animal.

Um vegano come apenas alimentos de origem vegetal. Ovos, leite ou manteiga não fazem parte de sua dieta.

A culinária vegana é rica em frutas, verduras, legumes, leguminosas (lentilhas, ervilhas, feijões...) soja (tofu), cereais, oleaginosas (avelãs, nozes...), grãos, etc.

Os purês de oleaginosas, os óleos e os leites vegetais (amêndoas, arroz, soja) substituem as gorduras animais. O tofu e o tempeh (soja fermentada) substituem a carne, etc.

Se, em um primeiro olhar, esta culinária pode parecer restritiva, mas ela é tão ou mais criativa que a vegetariana. Conheça nossas receitas veganas!

Culinária Vegetariana e Culinária Vegana

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Uma receita para fazer em 5 minutos cronometrados!

Uma torrada recheada fácil de fazer e de dar água na boca!

Ingredientes:

  • 1 fatia de pão integral
  • 1/2 cebola picada
  • 1/2 pimentão verde cortado em cubos
  • 1 fatia de salaminho picado
  • 1 fatia de presunto picada
  • 1 ovo
  • Queijo ralado
  • Azeite de oliva

Preparação:

  1. Corte uma fatia grossa de pão de pão. Com uma faca, remova o miolo, deixando intacta crosta. Reserve a parte retirada.
  2. Em uma frigideira, aqueça o azeite e refogue a cebola. Adicione o pimentão, salaminho e presunto cortado em pedaços. Deixe fritar por 2 minutos. Reuna os ingredientes no centro do prato e envolva-os com a fatia de pão, de forma deixar tudo certinho lá dentro.
  3. Em uma tigela, misture ovo inteiro com queijo ralado. Despejar na frigideira, o ovo deve cobrir todo o interior.
  4. Coloque o pedaço reservado por cima. Cozinhe por alguns minutos, em seguida, vire sua fatia de pão.

Bom apetite!

Comentar este artigo

E na balança das horas tudo pode mudar - crononutrição! Você conhece o verdadeiro vinagre balsâmico?