Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Descubra a melhor forma de perder peso (e não é fazendo exercícios!)...

Atividade física X Regime e Dieta

Quando temos uns quilinhos a mais e queremos perdê-los nem sempre é fácil conseguir. Também quando procuramos um estilo de vida saudável e queremos emagrecer por mais que alguns dias o ideal é pensar em uma estratégia a longo prazo o que inclui muitas vezes exercícios físicos e alimentação saudável e adequada.

Entretanto, quando falamos em perder alguns quilos rapidamente, perguntamos: o que é melhor, ir a uma academia quatro vezes por semana ou comer saladas em vez de batatas fritas ou macarronada?

Philip Stanforth professor de Ciência do Exercício da Universidade e também diretor executivo do Instituto de Educação Física, no Texas, EUA foi entrevistado pela revista Science Alert sobre o que seria mais eficaz, quando se procura perder peso: o exercício físico ou a alimentação?

Sua resposta foi surpreendente:

“Os estudos tendem a mostrar que a dieta desempenha um papel muito mais eficaz do que o exercício na perda de peso”, explica ele.

Em resumo: Fechar a boca é muito mais eficaz.

O motivo é este: a atividade física requer tempo e esforço permanente, leva mais tempo para que os resultados apareçam e queimam muito menos calorias do que se acredita.

Existem alimentos ricos em açúcar e gordura, com enorme valor calórico, que se forem cortados numa dieta vamos ver uma mudança super rápida em nossa silhueta.

De acordo com o com o entrevistado, Stanforth: "Temos que fazer 56 quilômetros para queimar 3.500 calorias. Uma barra de chocolate pode ter, por exemplo, 500 calorias". Ele continua: "É muito mais fácil cortar a barra de chocolate do que fazer 8 quilômetros todos os dias".

O American Journal of Clinical Nutrition, publicou em 2014 que uma análise, correspondente a 20 estudos que envolviam mais de 3.000 pessoas, revelou que uma dieta de altas proteínas e substitutos de baixas calorias nas refeições mais importantes dão melhores resultados, para ajudar uma pessoa a manter o peso, depois de um período de dieta, se comparados com a prática de exercícios físicos.

Em 2011, um outro estudo revelou que a relação entre gordura e atividade física em crianças não é certamente o fator responsável pelo seu peso saudável.

O exercício físico ao contrário, não inútil, é importante na saúde de modo geral. Além disto, mais tarde, depois que pessoas perderam peso, exercícios regulares ajudam a mantê-lo associados a uma alimentação correta.

Sem contar que os exercícios têm outros benefícios como melhorar o nosso humor e proteger o corpo contra os efeitos ruins do envelhecimento além de ter um feito benéfico contra o stress; a ansiedade e depressão.

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Dar uma PAUSA na DIETA AJUDA a PERDER PESO! Como preparar um ambiente romântico para seu amor!