Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Top 10: CORANTES ALIMENTÍCIOS NATURAIS!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Top 10 des colorants alimentaires naturels

Ultimamente, os bolos coloridos ficaram populares: bolo arco-íris, piñata cake (bolo surpresa), cupcakes com coberturas coloridas, macarons, etc. Eles são lindos de se ver e as crianças adoram mas, para conferir à massa estas lindas cores, recorremos aos colorantes artificiais... mas e a saúde?

No entanto os corantes naturais existem: graças a eles você não vai precisar renunciar a estas lindas receitas por medo das consequências nefastas sobre o organismo. A ideia lhe intriga, mas você não tem nenhuma ideia do que você pode utilizar? Veja então nossas lista de corantes naturais.

vermelho

Rouge

O vermelho é uma cor das mais úteis e mais apreciadas na cozinha. Para reproduzi-la de modo natural, você pode utilizar a beterraba, alimento com poder corante muito marcado. Além do mais seu gostinho adocicado o torna perfeitamente apto a ser utilizado mesmo em pâtisserie. Se você não gostar realmente da beterraba, pense na infusão de hibisco.

Rosa

Rose

Graças ao rosa, podemos preparar receitas para garotas. Para obter esta cor sem passar pelos corantes artificiais, o melhor é empregar frutas vermelhas reduzidas a purê, de preferência o morango e a framboesa. Você pode também utilizar alimentos que dão o tom vermelho, a partir do momento que você reduz a dose.

laranja

Orange

Na natureza as frutas e legumes ricos em betacaroteno são reconhecidos pela sua cor laranja. Integre a polpa de abóbora mixada a seus bolos e você verá que bela cor eles terão. O purê da cenoura também faz maravilhas. Enfim, saiba que o concentrado de tomate, bem dosado pode conferir uma linda cor laranja aos seus pratos salgados.

amarelo

Jaune

Ela não é bela a cor "amarelo dourado" da polenta? Você pode utilizar esta farinha de milho para colorir suas massas de bolo de maneira original. Um outro ingrediente que pode ser bem prático, para criar o amarelo, é a cúrcuma, especiaria de custo bem inferior àquele do açafrão.

VerDE

Vert

Na natureza a cor verde dos vegetais provém da clorofila. Aqueles que contêm mais clorofila são a alface, o espinafre e outras plantas como o manjericão. Para convencer você do seu poder corante, basta olhar suas unhas depois de ter espremido a salsa. Se é uma receita doce que você quer fazer utilize o chá matcha.

azul

Bleu

Esta é uma cor mais difícil de se obter. Certo, podemos colocar um pouco de curaçao nos bolos... mas o problema, é que o curaçao contém corante alimentar "azul brilhante" FCF (E133) de origem artificial. O melhor portanto é recair sobre os mirtilos reduzidos a purê. 

violeta

Violet

Você já utilizou o repolho roxo para preparar uma sopa?; Pois bem, ela ficará toda roxa. Experimente para acreditar. Você não gosta de repolho? Sem problema, podemos usar um purê de amoras.

Marrom

Marron

O que pode ser melhor do que o chocolate para obter um belo marrom em pâtisserie? para obter uma cor menos intensa, basta escolher o chocolate adaptado: mais ele será rico em cacau, mais seu marrom será escuro. No fundo, é graças a esta propriedade corante que podemos fazer bolos marmorizados magníficos!

Bege

Beige

O café (solúvel ou não) lhe permitirá dar um lindo tom de bege aos seus bolos. Se você não gosta do café, você pode utilizar o caramelo ou ainda acrescentar um pouco de canela moída às suas sobremesas. O chá também colore como o café.

e para o preto e branco?

Et pour le noir et le blanc ?

Por incrível que pareça, trata-se de duas cores dificílimas de se obter sem passar pelos colorantes químicos. O coco ralado pode lhe ajudar a acrescentar um ligeiro toque de branco em suas sobremesas... mas se você quiser alguma coisa mais radical, é melhor cobrir seus bolos ou doces de creme chantilly. Quanto ao preto... O melhor continua sendo a tinta da lula!

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Wrap de frango e legumes!

Uma vídeo receita mostrando como fazer um delicioso WRAP de frango e legumes! Imperdível!

Comentar este artigo

10 frutas que não são nada light, mas são saudáveis! Top 10 sobremesas que não levam ovos