Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Dieta sem Glúten e Crianças: ótima ou péssima ideia?

Dieta sem glúten para crianças: ótima ou péssima ideia?

 A exclusão do glúten na alimentação diária era recomendada apenas para as pessoas  com doença celíaca, mas hoje isto está se tornando uma tendência cada vez mais comum em adultos de modo geral. 

Em consequência disto esta moda está atingindo as crianças, o que pode colocar em risco a saúde delas.

Esta afirmação veio dos Estados Unidos, na publicação do The Journal of Pediatrics, pela médica Norelle Reilly, do Centro Médico da Universidade de Colúmbia . O artigo desaconselha completamente a exclusão do glúten na alimentação dos mais jovens. 

Os pais aconselham as crianças a não comerem esta proteína do trigo pensando em prevenir possíveis doenças, mas esta atitude está muito longe de ser correta e mais saudável uma vez que a dieta sem glúten nem sempre é a melhor para a saúde.

A pediatra deste  hospital alerta: “Preocupados com a saúde dos filhos, às vezes os pais colocam as crianças em uma dieta sem glúten na crença que isso alivia sintomas, pode prevenir a doença celíaca ou é uma alternativa mais saudável, mesmo sem um diagnóstico do transtorno ou uma consulta a um nutricionista”.

Em sua publicação a médica alerta e explica ainda que muitos dos produtos vendidos como sem glúten possuem, em grande escala,  outros ingredientes prejudiciais à saúde como as gorduras saturadas, açúcar, sal, o que faz um conjunto muito prejudicial para a saúde dos pequenos e também dos grandes. 

Esta dieta utilizada pelos pais contribui ainda para um consumo deficiente de muitos nutrientes, o que pode alterar a qualidade de vida das crianças e o crescimento correto e saudável. 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A PIZZA DE BATATA pra você experimentar o mais rápido possível!

Quer uma pizza sem glúten, sem massa, que fica super leve e deliciosa? Não perca tempo e anote a receita!

Comentar este artigo

Agradecemos e estamos de acordo. É preciso realmente acabar com estes "modismos" e exageros.
Agradecemos pelo seu link e gostaríamos que vocês retribuíssem colocando nosso link em sua página. Caso contrário, pela política da empresa, seremos obrigados a retirar o de vocês. Por favor nos mantenham informados aqui.
Nossos abraços!

Comentado por

Bela matéria, pessoal! Os especialistas também dizem que introduzir pequenas quantidades de glúten enquanto o lactente ainda é amamentado pode reduzir o risco de doença celíaca, de alergia ao trigo e de diabetes mellitus tipo 1. Para quem quiser saber mais, indicamos este post: http://www.glutenconteminformacao.com.br/gluten-para-bebes-reduz-risco-de-doencas/.

Comentado por

Consumo de batata aumenta risco de hipertensão Barquettes com geleia de morangos - Receita passo a passo