Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A DIETA VEGANA e seus riscos à saúde

Por,
Receitas sem Fronteiras

A dieta vegana e seus riscos a saúde

Modismos, que muitas vezes são prejudiciais à saúde, têm tido cada vez mais adeptos como a exclusão do glúten, do sal e inúmeras outras como agora a dieta vegana que exclui todo e qualquer produto de origem animal.

Informações da rede britânica, a BBC,  divulgam que o número de adeptos à dieta vegana aumentou de 350% na última década.

A dieta vegana  exclui radicalmente qualquer alimento de origem animal como carnes, peixes, aves, leite e seus derivados, ovos e até o mel. 

Os veganos defendem o regime alegando que ele traz muitos benefícios para a saúde, mas os especialistas em nutrição chamam a atenção para o risco de problemas causados pela falta de proteínas no organismo, bem como vitaminas e nutrientes de origem animal, que são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano.

Jesús Román, presidente da Sociedade Espanhola de Nutrição e Ciências da Alimentação, esclareceu à BBC Mundo, que: - " A eliminação de um grupo de alimentos já é nociva por si só. Neste caso em específico, tudo se torna mais complicado, já que muitos nutrientes de origem animal são difíceis de ser obtidos por meio de verduras".

A vitamina B-12, que só é encontrada em produtos de origem animal, é fundamental para o desenvolvimento dos glóbulos vermelhos saudáveis e ajuda a prevenir a anemia. O especialista explica: -" Para que possa sobreviver por muito tempo, dado que a carência da vitamina B-12 demora a manifestar-se, um vegano deve ingerir suplementos dessa vitamina".

As proteínas, existentes na grande maioria dos produtos de origem animal, contribuem na formação e manutenção dos músculos, órgãos, pele e ossos saudáveis.

Os extremistas que não comem carne alguma, devem incluir na sua dieta produtos vegetais que sejam ricos em proteínas, como as frutas secas, feijões, produtos à base de soja, legumes, lentilhas e todos os grãos.

Jesús Román continua sua explicação: -" A proteína é um elemento chave na dieta de uma pessoa. Para obter proteína de qualidade em uma dieta vegana, é preciso misturar diferentes alimentos, cereais com legumes por exemplo".

Cálcio, ferro e Ômega 3 são também nutrientes essenciais encontrados nos alimentos de origem animal. O ferro é básico, vital para a energia e para o bom funcionamento dos glóbulos vermelhos. para manter os ossos e dentes fortes o cálcio é fundamental e o Ômega 3 é essencial para o desenvolvimento cerebral, para a saúde cardiovascular e para promover um tecido saudável.

Diante de todas estas explicações de especialistas, quem quiser seguir uma dieta vegana deve ter cuidados para manter estes nutrientes, nas doses exatas, em sua alimentação. Existem recomendações como por exemplo a ingestão de ferro através de grande quantidade de folhas verdes escuras, cereais integrais, ervilhas, feijões, lentilhas, todos os grãos e frutas secas. Para aumentar a capacidade do organismo em absorvê-lo, recomenda-se consumir os alimentos ricos em vitamina C, como os cítricos, repolho, tomates, brócolis, morangos, etc.

As pessoas que querem continuar com esta dieta radical, sem prejudicar a saúde,  são recomendadas a fazer exames de sangue frequentes para detectar se há alguma carência de algum destes nutrientes essenciais. Assim elas poderão complementar sua alimentação com suplementos ou aumentar a ingestão de alimentos ricos naquilo que lhes falta.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

GRANOLA CASEIRA que você pode fazer sempre fresquinha!

Se você curte GRANOLA, e melhor pedida é fazer em casa, assim, você escolhe os ingredientes, compra naquela loja que você confia e, no final, fica tudo ao seu gosto! Agora, se você não tinha a receita, agora tem! 

Ingredientes:

  • 30 g de óleo
  • 60 g de mel
  • 4 grandes pitadas de sal
  • 350 g de flocos de aveia
  • 175 g de amêndoas
  • 125 g de cranberries ou passas 
  • 1 clara de ovo grande
  • 75 g de sementes de moranga / abóbora (opcional)

 

Agora, é só seguir o vídeo ou, se preferir, confira nossa receita passo a passo de granola caseira!

 

Comentar este artigo

Falta de VITAMINA D pode afetar a fertilidade CEREJA: a fruta perfeita para você perder peso