Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mangostin! Mangostão! Cai aqui na minha mão!

Mangosteen ou Mangostão

 

O mangostin é uma fruta tropical originária da Indonésia e, atualmente, é cultivada em outras áreas do sudeste asiático e, também, na América do Sul. Seu sabor é difícil de descrever e isso se torna um desafio na hora de fazer receitas que tem o mangostão (sim, este é outro nome dele!) como base. Alguns dizem que seu sabor se assemelha ao das lichias, mas se você quer fazer uma receita que leva essa fruta e não a encontra, melhor substituir por morangos ou manga.

 

O mangostão caiu recentemente na boca do povo em função de seus benefícios para a saúde. Com altos teores de antioxidades, fibras e ácido fólico, esta fruta exótica promove uma boa digestão e auxília no bom funcionamento do sistema nervoso.

 

Época

A safra do mangostão vai das 6 últimas semanas do verão podendo se estender pelas primeiras semanas no outono. No Brasil, as regiões produtoras são a Bahia e São Paulo. Por conta do curto período de colheita, não é tão fácil encontrá-la, mesmo nos períodos de safra.

 

Como escolher o mangostão

O local mais fácil para encontrar o mangostão são os mercados municipais e as feiras livres especializadas. Procure por aqueles com casca roxo escura, de preferência duras e sem machucados. Se as folhas e galhos estiverem intactos, eles devem ser de cor verde ou vermelha, já que a cor marrom indica que a fruta já está passada. É possível encontrar polpa congelada de mangostão, mas boa parte de seu delicado sabor se perde no processo de conservação.

 

Como conservar o mangostão em casa

Mangostões frescos durarão aproximadamente um mês na gaveta de frutas de sua geladeira.

 

Como preparar mangostão

A casca escura da fruta não é comestível. Usando uma faca de serra, corte a superfície da fruta, de um lado ao outro, cuidando para não a cortar em duas metades (como na foto acima). Uma vez que você tenha cortado a casca, torça levemente os dois lados para verificar se eles podem ser facilmente removidos. Se a casca não se mover, você deve cortá-la com um pouco mais profundamente. Remova a casca até alcançar os frutos brancos no centro. As sementes também são comestíveis, então você não precisa se dar ao trabalho de removê-las.

 

O mangostão pode ser usado de diversas formas. Use-o para fazer geleias, saladas, clafoutis e smoothies.



 Mangostin Mangostão

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

CRUMBLE de NUTELLA com PERAS, você não imagina a delícia!

Uma deliciosa torta típica da Inglaterra, o crumble normalmente leva uma base de frutas com uma espécie de farofa, o crumble, por cima e depois é assada no forno. A farofa geralmente tem uma fruta seca para dar a crocância e o sabor, além de farinha e muita manteiga! 

Nesta versão, escolhemos as peras como fruta e elas levam uma camadinha de Nutella antes do crumble, dá pra imaginar a delícia?!

Ingredientes:

  • 3/5 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha
  • 1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de manteiga bem gelada
  • Peras
  • 2/5 xícara de água
  • 1/4 xícara de açúcar
  • Nutella

Modo de preparo:

 Siga o passo a passo do vídeo para o modo de preparo, mas deixamos aqui algumas dicas:

  1. As peras passam por uma rápida fervura para que não desmanchem, afinal, ainda vão ao forno;
  2. Na hora de fazer o crumble, ou seja, a farofa, é preciso que a manteiga esteja muito gelada e, o ideal é que você use uma faca para fazer a mistura ao invés das mãos. O objetivo é que as farinhas e o açúcar grudem nos grumos de manteiga deixando a farofa bem granulada. Cuidado se for usar as mãos para não acabar tendo uma massa compacta!
  3. Bom apetite!

 

Comentar este artigo

Uma fruta com cheiro de queijo e cebola podre, você conhece o durian? Diga-me que café tomas e te direi quem és!