Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A combinação dos alimentos que podem te fazer mal...

"As combinações - explica Valeria Petrelli, médica cirurgiã especializada em Ginecologia, obstetrícia e Nutricionista clínica - são importantíssimas. O alimento não é sempre igual a ele sozinho, mas varia de acordo como vem proposto, como vem cozido e como vem associado. Um exemplo: a vagem é diurética, pobre em sódio e fica muito bem associada à carne. Mas se a associamos ao peixe a soma dos sais induz a uma contração da diurese com consequente retenção hídrica. Pode também causar problemas de sono pela excessiva ativação da função da tireoide".

Antes de decidir o que vai colocar na mesa é melhor anotar alguns conselhos para evitar decepções e surpresas. Aqui estão as nossas dicas:

 

6 ABBINAMENTI di CIBI che ti FANNO MALE!!

1. evitar o excesso de açúcar

Não é uma banalidade. Quando escolhemos comer o primeiro prato, evitamos o pão e a fruta. E depois principalmente com o primeiro prato devemos evitar as hortaliças como as cenouras, erva-doce, cebola e feijão verde. Isto porque eles são vegetais que crus têm uma ação diurética, mas cozidos transformam frutose em glucose e tornam-se muito doces. Se comemos um prato de massa, vagem cozida e fruta vamos ter uma carga de carboidratos espantosa.

2. atenção ao tomate

O tomate vai muito bem com peixe cozido, que perdeu seu sal na água. Não vai bem com os queijos envelhecidos que devem também ser evitados em combinação com qualquer verdura crua. Muito melhor o cozimento, principalmente aquelas ricas em ferro: chicória, espinafre, endívias, alcachofra. Se deseja reduzir o teor de sal das verduras, o conselho é mergulhá-las em água fria e depois levá-las ao fogo.

3. o queijo

O queijo é mais fácil de combinar. Apenas o parmesão tem um particular equilíbrio de sal. Portanto neste caso ele pode ser proposto em saladas. A refeição diurética perfeita: 50 g de parmesão, aipo ou espinafre cru, a couve-flor crua em carpaccio, a alcachofra crua ou feijão verde. Para terminar 50 g de pão e algumas fatias de ananas.

A regra das combinações: os pratos e as combinações desintoxicantes  não funcionam se são feitas com muita  frequência. Vamos portanto intercalar a refeições normais e sempre de conteúdo, para manter a dieta eficaz e equilibrada.

4. qual verdura combina com a carne?

Com a carne, principalmente a vermelha, vai combinar a verdura crua. Se a carne for branca podemos também combinar a verdura cozida, mas deve ter sempre frutas. Estas combinações não servem para os peixes. Com os peixes é melhor evitar as vagens e as verduras de folha cozidas: espinafre, chicória e a acelga para evitar o excesso  de sais minerais que provocarão a retenção hídrica.

5. antes de comer a pizza

É bom saber, a pizza é um alimento que une tanto uma boa quantidade de açúcar quanto um excesso de sal. Além do mais não podemos descartar  os problemas de digestão ligados aos gazes e ao cozimento muito rápido. Portanto não é um alimento aconselhável durante as dietas de emagrecimento. Em qualquer caso não deve associar a cerveja e frutas para não exceder os açúcares. 

6. como tomar um sorvete

Para quem não tem problema de glicemia alta, um bom sorvete de qualidade pode substituir o almoço. A porção certa é de 250 g, mas atenção, se tomar também à tarde, um pouco menos para evitar um excesso de açúcar. O jantar no entanto deverá sr à base de proteínas, carne ou peixe com frutas e pouco pão.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

SORVETES SALGADOS, eles EXISTEM e FAZEM SUCESSO! Vejam algumas RECEITAS!!! Como fazer pirulitos de biscoitos, gostosos e muito fofos, em 5 minutos!