Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

As sobras, como reciclá-las ?

Como reciclar sobras de alimentos

 

No fim de cada refeição, é sempre a mesma coisa: colocamos concientemente nossas sobras em bonitos potes de plástico ou as recobrimos com filme de PVC  antes de guardá-las na geladeira.

 

Este é uma hábito muito prático afinal, é ótimo poder, no dia seguinte, fazer uma refeição sem ter que cozinhar, principalmente quando se volta cansado do trabalho. O único problema é lembrar que se tem ou não sobras na geladeira antes de se lançar na preparação de uma nova refeição. E além do mais, nem sempre temos sobras suficientes para fazer uma refeição inteira. O jeito é reciclar e criar um novo prato quando as sobras são poucas. 

 

 

O que fazer quando só resta um pouquinho de cada coisa? 

Recicle!  Está sem ideias? Siga nossos conselhos.

 

Com uma sobra de frango:

Podemos fazer uma salada, um empadão, um arroz de forno, ou mesmo um delicioso pastel de frango assado... O frango é um dos ingredientes mais fáceis de aproveitarmos as sobras, quase todo tipo de recheio de tortas, empadas e salgadinhos em geral podem ser feitos com sobras de frango! Até mesmo um frango assado ou ensopado pode virar uma deliciosa canja! Que tal conferir nossa seleção de receitas com peito de frango já cozido?

 

Com sobras de arroz:

Eu faço bolinhos de arroz, um arroz cantonês, um arroz de forno, ... 

 

Com sobras de massas:

Quando sobram massas aqui em casa, eu faço um macarrão de forno ou mesmo uma salada de macarrão. Para melhor aproveitar o macarrão, pense em misturar com o molho somente no prato ou faça-o por partes, não misturando o macarrão todo de uma vez, assim, você tem uma sobra mais versátil!

 

Com uma sobra de uma carne com molho:

Eu corto a carne em cubinhos, cubro com um purê de batatas e tenho um delicioso hachis Parmentier ou posso fazer, usando mandioca, um escondidinho!

 

Com sobras de raTatouille:

Se você é fã do Rémy e gosta de uma bela ratatouille, quando sobras, eu sugiro que você aproveite o restinho fazendo uma torta de legumes ou mesmo uma quiche de legumes.

 

Com uma sobra de queijo:

Eu faço "amanteigados de queijo", misturo 1/3 de queijo, 1/3 de manteiga e 1/3 de farinha. Então, enrolo minha massa como um rolo,  coloco para descansar na geladeira, depois eu a corto em fatias que levo para assar a 170°C  durante 12 minutos.  Isto dá certo com queijos de massa macia que é preciso cortar em cubinhos e com queijos de massa dura que é preciso ralar.

 

Com frutas um pouco  machucadas:

Eu retiro as partes machucadas e faço sucos, vitaminas ou smoothies. No caso das maçãs, eu ralo as partes boas ou pico em cubinhos e aproveito para fazer uma torta de maçãs relâmpago! Ideal também para agradar aquela visita inesperada, ela é feita no fogão, na fridigeira! Super prática e uma delícia!

 

Com uma sobra de pão:

Eu faço farinha de rosca,  torradas, croûtons ou mesmo uma sopa de pão acrescentando simplesmente cebola,  caldo (de carne ou legumes ) e uma batatinha picada.  Se forem restos de uma baguette ou de pão francês, eu a corto em fatias bem finas, pincelo com azeite e ervas secas e as faço grelhar no forno para fazer torradas e servir com uma deliciosa tapenade.

Eu faço também pudins de pão, como nossas avós.

 

Com uma sobra de bolo:

Eu faço "leite perfumado" . Para isto, eu coloco minha sobra de bolo no leite para amolecê-lo, passo no liquidificador e depois passo por um coador. Então, o "leite perfumado" está pronto para fazer um delicioso creme inglês ou creme de confeiteiro aromatizado com bolo.

 

E você,  quais são seus truques para reciclar suas sobras? Compartilhe com a gente, suas dicas podem ajudar muita gente! 


Confira também:
 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: você sabe cozinhar legumes verdes?

Quando fazemos legumes verdes, nem sempre eles ficam verdinhos e isso é frustrante! Mas chef Christophe está aqui para nos ajudar e acabar com este problema! Confira o vídeo e faça sempre legumes bem verdinhos! 

Se quiser mais dicas, confira nosso artigo sobre cozimento de legumes verdes: Sua vagem não fica verdinha? Agora vai ficar! 

Comentar este artigo

Cozinha e sexo Hambúrguer de frango: como fazê-lo!