Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Vinho com gosto de rolha?!

 
 
Aquele "gosto de rolha" é uma das coisas mais comuns que podem acontecer com os vinhos e é, também, a mais facilmente detectável.
 
 
O gosto de rolha no vinho e como experimentar
 
 
Isso acontece devido a uma molécula chamada 2,4,6-TCA, ou simplesmente tricholoroanisol cuja presença está relacionada àas rolhas de cortiça, mas também, é claro, às condições de armazenamento e transporte das rolhas e também do vinho (as rolhas podem começar a se deteriorar na cave, umidade, o tratamento dos barris nas adega, entre outros).
 
O famoso "gosto de rolha" é reconhecido pelo seu aroma característico de papelão molhado ou de umidade e mofo, que se assemelha ao cheiro de meias molhadas depois de um treino desportivo. Rs...
 
É por isso que, nos restaurantes, o garçon faz com que um dos clientes experimente o vinho antes de servir aos demais presentes na mesa, dessa forma, ele acaba por poupá-los deste "delicioso" aroma!
 
Tenha cuidado, nem sempre nós detectamos rapidamente o "gosto de rolha" e nem sempre, temos a mesma precisão para fazê-lo. Algumas pessoas tem um nariz mais sensível do que outros ao TCA, e vice-versa. Mas pode-se, naturalmente, melhorar a sensibilidade em relação ao "gosto de rolha", mas a provavelmente, não seria um aperfeiçoamento dos mais agradáveis!
 
Mas aqui fica a dica, quando o garçon propuser que você experimente o vinho, antes disso, peça a rolha, caso ele não a tenha entregue, e cheire a parte que fica em contato com o vinho. Ela deve ter um cheiro normal, praticamente o cheiro do vinho e, se não tiver, já pode ser um indício de que o vinho pode não estar muito bom. Depois de cheirar a rolha, cheire o vinho e depois experimente. Se ele tiver o mesmo cheiro ou gosto estranho que você detectou na rolha, não fique constrangido e peça para trocar!
 
Afinal, vocês estão ali para apreciar um bom vinho! Enquanto o garçon busca o outro vinho, vamos dar uma conferida neste risotto de abóbora com redução de vinho tinto
 
 
 
 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: você sabe cozinhar legumes verdes?

Quando fazemos legumes verdes, nem sempre eles ficam verdinhos e isso é frustrante! Mas chef Christophe está aqui para nos ajudar e acabar com este problema! Confira o vídeo e faça sempre legumes bem verdinhos! 

Se quiser mais dicas, confira nosso artigo sobre cozimento de legumes verdes: Sua vagem não fica verdinha? Agora vai ficar! 

Comentar este artigo

Como tirar as manchas de vinho? Queijo e vinho tinto: o divórcio perfeito!