Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

7 coisas que NÃO SE DEVE FAZER OU DIZER quando nos dirigimos AO ATENDENTE DO RESTAURANTE.

 

7 coisas que não se deve dizer ou fazer quando nos dirigimos ao atendente no restaurante.

Jantar ou almoço no restaurante é um prazer, a ocasião de colocar os pés sob a mesa, de passar um bom momento com amigos ou família ou mesmo sozinho(a). Mas, vai saber porque, grãos de areia podem arranhar este prazer, principalmente se você destrata seu atendente. Para passar um momento tranquilo e porque nós somos educados, devemos evitar certos constrangimentos.

Fazer uma reserva para 4 pessoas e chegar com 6

Isto é imperdoável, principalmente se o restaurante está cheio. O garçom não vai certamente poder juntar cadeiras, sob pena de atrapalhar a circulação no restaurante. O que fazer neste caso: consultar e prevenir o restaurante com antecedência.

Perguntar ao atendente: "O que há de bom no menu?"

É a pergunta que mata, mesmo se ela lhe parece legítima, correta. De fato, todos os sabores estão na natureza e se um prato está no cardápio e porque o Chef o acha bom. Não é o garçom que vai dizer o contrário.

Não olhar o garçom quando você pede seu prato ou quando você lhe fala ou não responder quando ele lhe diz Bom Dia  ou Boa Noite

 Isto parece uma bobagem, mas é tão corrente. Ok, Você tem o direito de ter o nariz colado no cardápio quando você escolhe seu prato, mas não esqueça de terminar olhando o garçom em seus olhos. Da mesma maneira, quando seu atendente chega à mesa, mesmo se você está no meio de uma conversa do século... pense em fazer uma pequena pausa para responder ao seu "bom dia" e ouvi-lo se ele lhe apresenta o menu, pedindo licença por interromper a conversa.

Pedir a ele para dividir a conta pelo número de pessoas da mesa

 É perfeitamente legítimo dividir a conta entra os participantes, muito comum quando se vai ao restaurante com colegas de trabalho. No entanto, o tempo do garçom é precioso. Faça a divisão você mesmo, isto leva apenas alguns segundos com o celular. 

Dizer a ele que ele errou com seu pedido

 Às vezes acontece de pedirmos ao garçom para trocar um acompanhamento ou retirar um elemento do prato. Se o prato não chega como foi pedido, existe 90% de chance do atendente ter passado o pedido correto ao Chef e  este que simplesmente esqueceu de modificá-lo. Deixe a ele o benefício da dúvida dizendo simplesmente: "me desculpe, mas não foi isto que pedi" em lugar de dizer: "você errou, não foi isto que pedi".

Estalar os dedos para chamá-lo 

 Sim, sim eu já vi pessoas fazerem isto no restaurante. É simplesmente prova de falta de educação, de polidez. Imagine se alguém faz isto com você no trabalho ou outro lugar qualquer. Como você se sentiria?

Mudar totalmente a composição de um prato

 É certo que ele não vai ficar aborrecido se você pedir para retirar ou trocar um acompanhamento, você pode, por exemplo, ser alérgico e ter este direito sem problemas. Mas, se você pede para trocar todo o prato, aí é um grande problema para ele e para o Chef e isto não se faz, nem vai ser possível mudar todo um prato.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

NICE CREAM: o sorvete natural, PRONTO EM 5 MINUTOS é a nova moda na Internet! #semgluten #semlactose Os 30 ERROS a serem abolidos quando cozinhamos.