Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

GNOCCO FRITTO a verdadeira receita de Modena!

gnocco fritto
©Thinkstock
Se você já fez um passeio em Emilia Romagna, o mais provável é que você já tenha provado os "bolinhos fritos", uma especialidade culinária que representa um momento de guloseimas indispensáveis. Trata-se de losangos ou retângulos de massa salgada, tradicionalmente fritos em banha. Ainda servidos quentes, os" bolinhos fritos", como o povo de Modena os chama, são acompanhados de frios e queijos, e servido na hora do coquetel ou como um aperitivo, ou como um delicioso prato único.


Apenas um prato, tantos nomes ... Incrível a quantidade de nomes dados aos bolinhos fritos.
Na sua região de origem: Bologna é chamado de "crescentina", em Parma "torta fritta", enquanto que em Modena e Parma é generalizada e universalmente reconhecida a versão "os bolinhos fritos", com o artigo definido na frente do bolinho de massa. Em Piacenza, o "gnocco fritto" é chamado em seu lugar "chisulèn".


Porque se chama "gnocco"?

Parece que a origem do nome deriva da tradição culinária dos Lombardos, que trouxeram a receita durante sua dominação. No século passado o gnocco fritto era o café da manhã dos camponeses, principalmente durante o inverno, porque é muito calórico. Além do mais em novembro e dezembro tinham à disposição a banha derivada do abate de porcos. Na verdade a banha é a gordura usada para a massa e para a fritura.

gnocco fritto
©Thinkstock
Ingredientes:

  • - 250 g de farinha
  • - 80 g de água gasosa morna
  • - 30 g de banha
  • - 6 g de fermento biológico fresco (ou 3 g de fermento biológico seco)    
  • - 8 g de sal
  • - Banha para a fritura (ou azeite)

 

Preparação:

Misturar o fermento com a água morna e deixar ativar por 15 minutos. Colocar a farinha em uma tigela, o sal, fazer uma poço no centro e colocar a mistura de água e fermento. Misture com um garfo e depois coloque a banha em pedaços. Misturar bem, por cerca de dez minutos, com as mãos, virando sempre a massa até obter uma massa lisa que se desgruda das paredes da tigela. Forme uma bola e faça um corte em X na superfície. Cubra com uma filme alimentício e deixe levedar por cerca de 1 hora e meia a 2, fora de correntes de ar.

Depois deste tempo desgaseifique a massa sobre a mesa de trabalho enfarinhada e abra-a em forma de retângulo com 3 a 4 mm de espessura. Corte retângulos ou losangos com cerca de 7 cm de lado. Leve o azeite a aquecer até atingir a temperatura de 170°C, se for usar banha, a temperatura deve ser mais alta, no máximo cerca de 250°C, evitando que faça fumaça. Fritar no máximo 4 de cada vez, por cerca de 1 minuto e virando para que inche e fique dourado. Retire com a espumadeira e coloque sobre papel absorvente. 

Devem ser servidos quentes ou mornos acompanhados de frios fatiados ou queijos.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

MÚMIAS de SALSICHA: deliciosamente assustadoras! Vídeo receita de Halloween

Para fazer estas delícias, você só vai precisar de um rolinho de massa de pizza fresca, mostarda tipo ancienne (aquela mais escura que vem com os grãozinhos) e azeitonas pretas! 

Agora é só seguir as orientações do vídeo e se deliciar! 

Para acompanhar, pode ser mostarda, ketchup, um molho rosé bem saboroso... e, se você preferir, pode substituir a massa de pizza por massa folhada, fica melhor ainda!

 

Comentar este artigo

Contamos o batom usado pela Atriz Marina Ruy Barbosa, que causou ALVOROÇO em Paris. MULHER MARAVILHA tem estréia prevista para 1º de junho de 2017.