Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

GNOCCO FRITTO a verdadeira receita de Modena!

Por,
Receitas sem Fronteiras

gnocco fritto
©Thinkstock
Se você já fez um passeio em Emilia Romagna, o mais provável é que você já tenha provado os "bolinhos fritos", uma especialidade culinária que representa um momento de guloseimas indispensáveis. Trata-se de losangos ou retângulos de massa salgada, tradicionalmente fritos em banha. Ainda servidos quentes, os" bolinhos fritos", como o povo de Modena os chama, são acompanhados de frios e queijos, e servido na hora do coquetel ou como um aperitivo, ou como um delicioso prato único.


Apenas um prato, tantos nomes ... Incrível a quantidade de nomes dados aos bolinhos fritos.
Na sua região de origem: Bologna é chamado de "crescentina", em Parma "torta fritta", enquanto que em Modena e Parma é generalizada e universalmente reconhecida a versão "os bolinhos fritos", com o artigo definido na frente do bolinho de massa. Em Piacenza, o "gnocco fritto" é chamado em seu lugar "chisulèn".


Porque se chama "gnocco"?

Parece que a origem do nome deriva da tradição culinária dos Lombardos, que trouxeram a receita durante sua dominação. No século passado o gnocco fritto era o café da manhã dos camponeses, principalmente durante o inverno, porque é muito calórico. Além do mais em novembro e dezembro tinham à disposição a banha derivada do abate de porcos. Na verdade a banha é a gordura usada para a massa e para a fritura.

gnocco fritto
©Thinkstock
Ingredientes:

  • - 250 g de farinha
  • - 80 g de água gasosa morna
  • - 30 g de banha
  • - 6 g de fermento biológico fresco (ou 3 g de fermento biológico seco)    
  • - 8 g de sal
  • - Banha para a fritura (ou azeite)

 

Preparação:

Misturar o fermento com a água morna e deixar ativar por 15 minutos. Colocar a farinha em uma tigela, o sal, fazer uma poço no centro e colocar a mistura de água e fermento. Misture com um garfo e depois coloque a banha em pedaços. Misturar bem, por cerca de dez minutos, com as mãos, virando sempre a massa até obter uma massa lisa que se desgruda das paredes da tigela. Forme uma bola e faça um corte em X na superfície. Cubra com uma filme alimentício e deixe levedar por cerca de 1 hora e meia a 2, fora de correntes de ar.

Depois deste tempo desgaseifique a massa sobre a mesa de trabalho enfarinhada e abra-a em forma de retângulo com 3 a 4 mm de espessura. Corte retângulos ou losangos com cerca de 7 cm de lado. Leve o azeite a aquecer até atingir a temperatura de 170°C, se for usar banha, a temperatura deve ser mais alta, no máximo cerca de 250°C, evitando que faça fumaça. Fritar no máximo 4 de cada vez, por cerca de 1 minuto e virando para que inche e fique dourado. Retire com a espumadeira e coloque sobre papel absorvente. 

Devem ser servidos quentes ou mornos acompanhados de frios fatiados ou queijos.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Pequenos pãezinhos fofos e recheados com queijo, quem se habilita???

Além de super fáceis de fazer, o recheio fica derretido e estiiiiica na hora de comer! Você não pode perder esta delícia!

Para preparar a massa da pizza

Confira nossa receita de massa de pizza com água gasosa , ela fica fofinha aerada e você pode usar para fazer estes pãezinhos deliciosos!

Ingredientes dos pãezinhos

  • 1 receita de massa para pizza
  • Bolinhas de mussarela de búfala (ou outro queijo que você preferir)
  • Temperos como orégano, pimenta do reino, ...
  • Salsa picada
  • Orégano
  • Manteiga derretida
  • Alho em pó (ou picadinho)

Modo de preparo

  1. Preparar a massa de pizza. Se você tiver conseguido comprar a massa de pizza pronta e fresca, metade do trabalho está feito!
  2. Divida a massa de pizza em bolinhas de igual tamanho, de forma a caber dentro de casa uma delas, uma bolinha de mussarela de búfala.
  3. Abra as bolinhas de massa e coloque o queijo, fechando bem o pãozinho para que o queijo não vaze na hora de assar
  4. Coloque os pãezinhos em uma assadeira e pincele com a manteiga derretida temperada com a salsa, o alho, orégano... (ou outros temperos a gosto!)
  5. Leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 10 minutos.
  6. Sirva com molhos à gosto, tártaro, maionese, molho rosé...
  7. Bom apetite!

Comentar este artigo

Contamos o batom usado pela Atriz Marina Ruy Barbosa, que causou ALVOROÇO em Paris. MULHER MARAVILHA tem estréia prevista para 1º de junho de 2017.