Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Estudo constata que comer iogurte diariamente baixa em 39% o risco de osteoporose

Por,
Receitas sem Fronteiras

Estudo conduzido por cientistas da "Trinity College Dublin", na Irlanda, realizado em parceria com outras instituições do país, reuniu mais de 5 mil homens e mulheres acima de 60 anos de idade. O resultado, você deve conhecer!

Os benefícios de se consumir iogurte diariamente

Todos sabemos dos benefícios do iogurte para a nossa saúde. Seu consumo frequente está ligado à prevenção de uma série de problemas, como constipação, obesidade, inflamações, gastrite e até câncer. Além de fornecer bactérias que são benéficas ao nosso organismo, o alimento possui uma grande quantidade de cálcio, que é essencial à saúde óssea e, justamente, garantir ossos fortes e saudáveis é um dos motivos para você passar a tomar mais iogurte, é o que demonstrou estudo científico feito pela "Trinity College Dublin", na Irlanda, que reuniu mais de 5 mil homens e mulheres acima de 60 anos de idade.

Os cientistas analisaram o consumo de iogurte e a frequência com que os participantes colocavam carne, peixe e outros lácteos no prato. Hábitos nocivos aos ossos, como tabagismo e alcoolismo, também foram investigados.

Resultados:

Os resultados mostraram que, entre as mulheres que mais consumiam o produto diariamente, a densidade dos ossos do quadril e de uma região do fêmur, chamada “pescoço”, era até 3,9% maior em relação a quem não costumava consumir o alimento.

Ainda, que a ingestão frequente de iogurte pelas mulheres reduziu em 39% o risco de osteoporose e em 31% a probabilidade de osteopenia, o início da osteoporose.

Nos homens, os números são ainda mais significativos – o iogurte baixou em 52% a propensão ao quadro de enfraquecimento dos ossos.

O iogurte é uma fonte de nutrientes importantes para a estrutura óssea, então, de certa forma, nossos achados não são surpreendentes”, diz Eamon Laird, principal autor do estudo. “Mas esses dados sugerem que aumentar o consumo da bebida poderia ser uma estratégia para manter a saúde dos ossos, embora ainda sejam necessárias mais pesquisas, já que esta é apenas observacional”, pondera o cientista.

De toda forma, não custa incluir esta bebida na nossa rotina diária. Dois potinhos é a recomendação diária, devendo-se dar preferência aos probióticos e aos naturais desnatados. Caso opte por outras versões, sempre se deve observar o rótulo, atentando-se para a quantidade de açúcar, gorduras, sódio, corantes, aromatizantes e carboidratos. Mas, não se esqueça: quanto mais natural, mais benefícios!

Pensando nisto, adiante você poderá anotar 04 das nossas receitas de iogurte natural caseiro. Muita saúde para todos! 


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Um Bowl saboroso e saudável para um café da manhã perfeito!

Um delicioso Bowl para que você tenha um acordar perfeito e um café da manhã saudável...

Comentar este artigo