Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

SORVETES SALGADOS, eles EXISTEM e FAZEM SUCESSO! Vejam algumas RECEITAS!!!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Tatin de tomates - sorvete de mostarda

 Os sorvetes salgados, na realidade não são lançamentos atuais. Tudo começou em 2002 quando o chef sorveteiro Pjilippe Faur  testou o sorvete de trufas para acompanhar um dos pratos do seu restaurante. Esta inovação fez tanto sucesso que ele resolveu criar outros aromas. Alguns outros criadores corajosos, audaciosos inventaram também outros sorvetes como  os de tomate, wasabi, pepino, entre outros. Grandes chefs e blogueiros continuam com criações salgadas originais e saborosas, complementando pratos em combinações perfeitas, como entradas ou sublimando pratos principais. O que não poderíamos imaginar é que virassem tendência e se transformassem  no novo lubbie foodie nos Estados Unidos, onde numerosos restaurantes oferecem em seu cardápio uma variedade de sorvetes salgados. As sorveterias também seguiram a moda e lançaram inúmeras sugestões de sorvetes salgados, acompanhando a tendência do verão. 

Depois dos sorvetes salgados, apenas aromatizados com especiarias (alecrim, manjericão, gengibre, wasabi, mostarda entre muitos outros...) surgiram os realmente feitos com legumes (abobrinha, tomate, pepino, abóbora, pimentão, etc...) e outros como ostras, foie gras, gorgonzola, ricota, anchovas e outros numa explosão de sabores, os mais incríveis possíveis... E não é somente o caramelo salgado que os seduz... 

A sorveteria "Salt and straw",  situada em Portland no Oregon, e em Los Angeles na Califórnia, faz do agridoce o seu carro chefe. Brincando com as associações de sabores e aromas originais numa mistura de mel salgado, queijo, guacamole, azeite, cerveja... eles excitam as papilas de todos aqueles que gostam de experimentar o exótico e o novo. 

Para os mais tradicionais mas que, ao mesmo tempo gostam de inovar sem muito arriscar , existem perfumes mais sutis que misturam com talento sabores originais,  mas não tão simples, como pera e roquefort, framboesa e abacate... Um modelo que poderia inspirar nossos mestres sorveteiros a criar aromas e sabores originais para surpreenderem nossos paladares sem nos chocar com exotismos extravagantes.

Você acham que esta moda, que está fazendo furor nos Estados Unidos neste verão, vai atravessar o oceano e invadir a Europa e depois "balançar" nossas sorveterias e restaurantes e também nosso paladar ?

Pois acreditem, na França grandes restaurantes já adotaram  estes sorvetes e sorbets para complementar entradas ou valorizar pratos principais. As lojas Picard acabam de lançar uma linha de sorvetes e sorbets salgados na França e... acreditem ou não esta moda já chegou no Brasil para dar um toque original, realçar sabores de pratos de grandes chefs e blogueiros. 

Visite nossa página e se delicie com as receitas que têm acompanhamentos de sorvetes salgados (com suas receitas). Clique no link abaixo e você vai se surpreender!!!!!

Receitas de sorvetes salgados 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Churros Bowls: gulodice total!

Se você gosta de churros, não vai perder esta receita perfeita! O sabor é o mesmo, mas o recheio é muito mais abundante e você pode variar do jeito que preferir, doce de leite, Nutella, sorvetes de sabores variados... A criatividade é o limite para esta gostosura!

Ingredientes e modo de preparo:

Ingredientes:

  • 250 ml de água
  • 50 g de manteiga
  • 30 g de açúcar cristal
  • 1 col. de chá de essência de baunilha
  • 1 col. de chá de canela em pó
  • 125 g de farinha de trigo
  • 4 ovos
  • Recheios variados (sorvete, doce de leite, Nutella, calda de chocolate, calda de caramelo, Chantilly, ...)

Modo de preparo:

  1. Em uma panela, misturar a água, a manteiga, o açúcar, a baunilha e a canela e misturar bem. 
  2. Acrescentar a farinha e misturar para não deixar grumos e cozinhar.
  3. Despejar em uma vasilha resistente ao calor, incorporar os ovos, um a um, com auxílio de uma espátula ou colher de pau.
  4. Com um saco de confeitar, faça as forminhas, envolvendo o fundo de formas de cupcake.
  5. Leve à geladeira por 3 horas
  6. Retire das formas e frite até que estejam bem dourados. O fogo não deve ser muito forte para dar tempo de cozinhar os ovos da massa.
  7. Passar as certinhas de churros no açúcar (se gostar, pode colocar mais canela em pó)
  8. Rechear à gosto, mas sorvete de baunilha com calda de chocolate ou caramelo é uma ótima pedida!
  9. Bom apetite!

Comentar este artigo

Como preparar os "Ovos nuvem" que viraram moda no Instagram A combinação dos alimentos que podem te fazer mal...