Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Salsichas, bacon e embutidos são cancerígenos...

O consumo de carnes processadas e de carnes vermelhas pode provocar câncer, é o que alerta a Organização Mundial de Saúde que colocou estes produtos na lista cancerígenos.

O consumo de carnes processadas e de carnes vermelhas pode provocar câncer, é o que alerta a Organização Mundial de Saúde que colocou estes produtos na lista cancerígenos.

Especialistas da Agência para a Investigação contra o Câncer (IARC), organismo ligado à Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciaram que as carnes processadas, como embutidos, bacon e salsichas, além dos alimentos que levam outros tipos de carnes processadas como lasanhas, pizzas e salgadinhos, são “cancerígena para os humanos“.

Baseando-se em mais de 800 pesquisas elaboradas nos últimos anos, um grupo de 22 especialistas de 10 países diferentes concluiu que há “evidências suficientes” de que a carne processada provoca o câncer colorretal e, em menor escala com os de pâncreas e próstata.

Este risco seria devido à presença de sal e nitrosaminas, usadas para evitar que que bactérias contaminem as carnes.

Os investigadores da OMS alertam que “por cada 50 gramas de carne processada que se consome, o risco aumenta em 18%“, é o que afirma o espanhol El Mundo. Por causa disso, estes tipo de alimentos passaram a integrar o grupo dos produtos cancerígenos da OMS. Lá, já estavam o plutónio,  tabaco, o amianto e o diesel.

No caso da carne vermelha (vaca, boi, porco, vitelo, carneiro, cabra, cavalo, entre outras), os especialistas afirmam que as "evidências são limitadas", ou seja, estes produtos seriam "causa provável", mas não certa. Por isso, a carne vermelha foi classificada em outro grupo que os embutidos e processados.

“Tendo em conta a quantidade de pessoas que consome carne processada em todo o mundo, o impacto global da sua incidência nos casos de câncer pode ser muito importante para a saúde pública”, alerta o diretor do IARC, Kurt Straif. Ele afirma também que "o risco de desenvolver um câncer colorretal devido ao consumo de carne processada continua a ser pequeno, mas o risco aumenta com a quantidade de carne consumida“.

A verdade é que nos alimentamos mal e o problema não está propriamente no alimento em si, mas na forma com que ele é manipulado e todos os produtos que são adicionados para conservar, proteger e mesmo, fazer aumentar a produção!

Alimentação natural e orgânica, sem adição de conservantes e outros produtos, ainda é o melhor para a saúde!

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Belisquetes de Halloween, um jeito apavorante e delicioso de beliscar

Quatro receitas deliciosas para você se divertir com as crianças ou levar em uma reunião de amigos! Seu happy hour de Halloween nunca mais será o mesmo depois destas receitas! 

Múmias de salsicha

  • 1 disco de massa de pizza fresca
  • 10 salsichas

panqueca Jack o'Lantern

  • 8 tortillas de milho (ou rap 10)
  • 200 g queijo cheddar

Cobrinhas folhadas

  • 1 rolo de massa folhada
  • 6 azeitonas pretas
  • 1 pimentão vermelho
  • sementes de papoula

Sanduiches zumbis

  • 1 pacote de pão de forma sem casca
  • guacamole
  • frango desfiado
  • ketchup e mostarda

 

Siga o passo a passo do vídeo e divirta-se no Halloween!!!

 

Comentar este artigo

Agora é oficial! O PÃO FRANCÊS e a NUTELLA se CASARAM! COLESTEROL: confira os 10 alimentos que vão limpar suas veias e artérias