Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A 100 passos de um sonho e de uma delícia de filme

 

A cozinha indiana e francesa retratadas no filme A 100 passos de um sonho

 

Ir ao cinema, assim como cozinhar, é algo que sempre traz felicidade. Aquele momento em que as luzes se apagam e o silêncio se faz é encantador. Unir os dois é, então, potencializar o que cada um tem de melhor. 

Assim como na cozinha, é bom variar o estilo dos filmes. Devemos estar sempre abertos a novidades e eis que assim deparei-me com A 100 passos de um sonho.

Este filme conta a história de uma família indiana que foge de seu país para se refugiar numa pequena cidade ao sul da França após uma breve estadia em Londres.

Donos de um restaurante na Índia, eles recriam em solo francês um restaurante indiano familiar. O problema começa porque nesta mesma cidade, bem em frente, existe um restaurante tipicamente francês com estrelas no guia Michelin.

 

Essas duas culturas vão conviver de maneira serena?

Produzido por Steven Spielberg e Oprah Winfrey, A 100 passos de um sonho não é somente um filme sobre restaurantes e cozinha. Nele, ouvimos sobre o paladar, sua aprendizagem, sua transmissão, sobre técnicas culinárias, sobre compartilhar, ser curioso, tolerar, integrar e amar.

O filme equilibra-se bem entre a beleza do ofício na cozinha, o bom humor dos personagens, as cenas cheias de ação e aquelas mais emocionantes. Algumas falas certamente ficarão guardadas na memória por muito tempo, como estas:

 

- “Mas por que mudar uma receita antiga de 200 anos?”

- “Talvez porque ela já tenha durado muito?”

 

Receitas do filme A 100 passos de um sonhoEste filme encanta a todos e é um presente especial àqueles que se interessam muito ou nem tanto por cozinha, culinária e gastronomia.

 

Nós, do Receitas sem Fronteiras, aproveitamos essa ida ao cinema para convidá-lo a conhecer mais sobre a cozinha indiana, seus aromas, temperos e especiarias e também a culinária francesa,  com uma de suas receitas clássicas, o omelete que até hoje é um teste para jovens cozinheiros. 

Assista o trailer:

 

QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A COZINHA INDIANA?! 

Curry, especiarias e perfumes da cozinha indiana

Legumes secos e leguminosas na cozinha indiana

Receita passo a passo: Samosas ou chamuças indianas (Briouate marroquino)

A 100 passos de um sonho e de uma delícia de filme

E para que possam mergulhar neste mundo perfumado da cozinha da Índia, segue uma seleção de receitas indianas.

 

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: aprenda a fazer um delicioso CURRY de LEGUMES!

Diretamente originária dos deliciosos sabores indianos, este curry de legumes vai agradar a todos, pode acompanhar muito bem carnes e assados, peixes e, ao mesmo tempos, perfeito para os adeptos de regimes veganos e vegetarianos! Bom apetite!

Comentar este artigo

Joana Kamil - Nutricionista e participante do Cozinheiros em Ação 10 comidas para evitar em um primeiro encontro