Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Legumes secos e leguminosas na cozinha indiana

 

Legumes secos da culinária indiana

 

Uma das particularidades da cozinha indiana é a grande utilização dos legumes secos chamados também leguminosas, Dal ou Dhal em indiano.

É muito impressionante passear numa mercearia indiana e ver todos aqueles sacos de legumes secos, de cores variadas, dos quais muitos nem são conhecidos na cozinha ocidental.

Este consume é devido ao fato de que uma grande parte da população indiana é vegetariana e que os legumes secos contêm muitas proteínas. Quando são associados aos cereais, eles trazem mesmo proteínas vegetais, tão completas quanto aquelas que encontramos na carne.

Os indianos têm tudo de bom (tudo como outras populações no mundo) pois as leguminosas são muito frequentemente associadas ao arroz ou ao pão chato indiano como o chapatis.

A cozinha indiana utiliza uma enormidade de legumes secos em sua cozinha.

Eles são particularmente numerosos com as lentilhas amarelas, corais, pretas, etc. mas também com os feijões pretos e vermelhos, o grão de bico e as ervilhas secas, amarelas ou verdes.

O que se cozinha na Índia com os legumes secos?

 

Dal ou Dhal, um prato tradicional indiano a base de legumes secos

 O dal (dhal), leguminosas em indiano, é igualmente o nome de um dos pratos mais populares na cozinha indiana. Trata-se de legumes secos, que fazemos cozinhar lentamente com especiarias. É delicioso e é um prato insubstituível da refeição à indiana. No sul da Índia ele será de preferência servido com arroz e no norte, com os chapatis (um dos numerosos pães chatos da cozinha indiana).

Os legumes secos servem também para preparar deliciosas galettes que são servidas com um molho. Para este tipo de receita, as lentilhas são previamente cozidas. 

A cozinha indiana é igualmente rica em crepes, que são preparados de maneira muito original: as lentilhas são colocadas de molho durante toda uma noite e depois liquidificadas. Obtém-se uma massa que se pode deixar fermentar ou não e que serve para preparar crepes, como os Pesarattus, por exemplo, feitos com lentilhas amarelas. Os crepes são usados como pão, que é utilizado como colher para comer os pratos com molho.

Outra utilização dos legumes secos: as farinhas, como a farinha de grão de bico que serve para preparar crepes ou galettes e também sobremesas indianas, como os biscoitos chamados "Laddoo". 

 

Que tal conhecer mais sobre a cozinha indiana?! 

Curry, especiarias e perfumes da cozinha indiana

Receita passo a passo: Samosas ou chamuças indianas (Briouate marroquino)

A 100 passos de um sonho e de uma delícia de filme

E para que possam mergulhar neste mundo perfumado da cozinha da Índia, segue uma seleção de receitas indianas.

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: aprenda a fazer um delicioso CURRY de LEGUMES!

Diretamente originária dos deliciosos sabores indianos, este curry de legumes vai agradar a todos, pode acompanhar muito bem carnes e assados, peixes e, ao mesmo tempos, perfeito para os adeptos de regimes veganos e vegetarianos! Bom apetite!

Comentar este artigo

Receita passo a passo: Espaguete de abobrinhas com pesto e feta Top 5 dos álcools menos calóricos