Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Diante de explosão em shopping em Tubarão, bombeiro dá dicas de segurança para o uso da panela de pressão à UnisulTV

Por,
Receitas sem Fronteiras

© Divulgação / imagem ilustrativa da internet

Panela de Pressão: funcionamento.

A panela de pressão é bastante eficiente quando se fala em acelerar o processo de cozimento dos alimentos, sobretudo daquele alimentos que demoraria muito se não fosse cozidos sob pressão. Sem dúvida, portanto, ela veio e facilitou bastante nossa vida na cozinha. 

Seu funcionamento se dá por um aumento da pressão interna do recipiente, maior que a pressão atmosférica, que consequentemente faz com que o ponto de ebulição do líquido aumente. O ar que fica preso na panela quando ela é vedada se soma ao vapor d'água existente, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior. Com uma alta pressão, o líquido demora a atingir seu ponto de ebulição, cozinhando mais rapidamente o alimento.

Para se ter ideia, a pressão atmosférica é de 1 atm  ou 760 mm de mercúrio ao nível do mar, mas dentro da panela de pressão ela pode variar de 1,44 atm a 2 atm. Além disso, enquanto o ponto de ebulição da água é de 100°C ao nível do mar, a temperatura interna da panela de pressão pode chegar a cerca de 120°C.

Entretanto, a pressão dentro da panela aumenta só até um limite. Qualquer pressão em excesso empurra o pino no centro da tampa, chamado de válvula de contrapeso, liberando o vapor. Se houver algum impedimento nesta válvula, outra saída é a válvula adicional, que normalmente é da cor vermelha.

Por isto é que as válvulas devem sempre estar desobstruídas, e é aí que a maioria erra, seja por não perceber seu entupimento, seja por não perceber qualquer defeito eventual.

Mas não é apenas isso. Alguns outros cuidados devem ser tomado, o que sua observância torna quase que impossível qualquer explosão. Vejamos >>>


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!