Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

CHOCOLATES CASEIROS: eu me atrevo ou não?!

Chocolate

Quando se é louco por chocolate, há momentos em que movidos por uma grande curiosidade, temos vontade de nos aventurar, não?

Os livros sobre o assunto estão se multiplicando, matérias-primas e utensílios adequados são mais facilmente encontrados e, de repente, fazer seus  chocolates em casa parece estar no domínio da possibilidade.

Antes de se lançar, saiba que o chocolate é uma matéria nobre e que o trabalho do chocolate precisa de rigor, experiência e conhecimentos. Veja por exemplo como fabricar seus ovos de Páscoa neste artigo: Chocolates de Páscoa

Felizmente existem doçuras accessíveis aos amadores e aqui estão algumas dics para começar bem.

o que escolher como chocolate?

É a base do sucesso e é preferível comprar um chocolate de cobertura que contém mais manteiga de cacau do que os chocolates comprados no comércio tradicional. Isto dá um chocolate mais fluido e portanto mais fácil de manipular.

 

Chocolate

o chocolate branco é chocolate?

Sim, é uma mistura de manteiga de cacau, açúcar e leite em pó. Ele é utilizado pelos chocolateiros e também pelos confeiteiros para preparar ganaches batidas e perfumadas que servem para rechear macarons, por exemplo, ou em certas sobremesas. Uma mousse de chocolate branco, com a condição de escolher um chocolate branco muito bom, pode ser deliciosa, por exemplo! 

Veja o artigo: Confeitaria: não tenha mais medo do chocolate branco

 

O que é a têmpera do chocolate?

Se você for preparar chocolates, é a operação necessária ao sucesso de certos chocolates caseiros.

Ela consiste em levar o chocolate a uma curva de temperatura que varia segundo se trabalha o chocolate: amargo, ao leite ou branco.

É graças à têmpera que o chocolate derretido vai endurecer de novo corretamente, guardando um lado crocante e quebradiço, que ele vai ter um aspecto brilhante e liso e que ele vai poder se conservar em temperatura ambiente.

como temperar o chocolate?

É preciso derreter o chocolate a fim de aumentar a temperatura para derreter a manteiga de cacau, depois esfriar para desencadear o processo de cristalização da manteiga de cacau (o chocolate vai endurecer) para em seguida aumentar ligeiramente a temperatura para torná-lo mais fluido e portanto trabalhá-lo mais facilmente.

As temperaturas são diferentes de acordo com os chocolates.

em casa, como faço para aumentar a temperatura do chocolate?

Os chocolateiros temperam seus chocolates sobre mesas de trabalho em mármore, é o que chamamos "le tablage" e a maior parte tem aparelhos que regulam a temperatura, com fontes que derramam chocolate temperado.

Em casa, derreta ¾ do seu chocolate em banho-maria ou no micro-ondas (ver mais abaixo). A temperatura deve ser igual a 50/55°C para o chocolate amargo (preto) e 45/50°C para o chocolate ao leite e branco.

Acrescente o chocolate restante e misture com auxílio de uma espátula, até que o chocolate fique bem liso e que sua temperatura tenha descido a 28/29°C para o chocolate amargo (preto), a 27/28°C para o chocolate branco. 

No inverno, coloque-se perto de uma janela aberta. No resto do tempo, utilize um banho-maria frio (tigela cheia de água com alguns cubos de gelo).

Aqueça novamente seu chocolate no banho-maria ou no micro-ondas, até que a temperatura volte a 33/32°C para o chocolate amargo, 30°C para o chocolate ao leite ou 29/30°C para o branco. Atenção, isto leva alguns segundos.  

como derreter  o chocolate?

Como derreter o chocolate?

dois métodos

O banho-maria: coloque o chocolate numa tigela de vidro ou metal e esta sobre uma panela de água fervente. Observe que o fundo da tigela não deve tocar a água, é o vapor que sai da água fervente que vai derreter o chocolate.

O forno micro-ondas: coloque o chocolate numa tigela de vidro e derreta-o a uma potência média (500 W). Para 400 g, comece por duas etapas de 1 minuto e depois por etapas de 30 segundos. Pare quando ¾ do chocolate estiver derretido.

Confira este artigo: 6 dicas para derreter chocolate como um chef chocolatier 

os utensílios para começar

Utensilios para chocolate

  • 1 termômetro e uma termo sonda de cozimento a fim de controlar a temperatura do chocolate
  • Uma espátula macia (tipo silicone), para misturar o chocolate derretido e raspar as tigelas
  • Formas para fazer tabletes, ovos, peixinhos ("fritures" em francês) de Páscoa, bombons...
  • Uma espátula metálica para raspar as formas
  • Um garfo próprio para mergulhar, quando você faz trufas, amêndoas, rochers, etc., no chocolate derretido

Aproveite e confira 8 segredos para ter êxito em seus chocolates caseiros 

As receitas mais simples para começar

Ideias de chocolate para presentear 

Receita passo a passo: Bombons de chocolate e coco

Receita passo a passo: Faça seus proprios chocolates

Receita passo a passo: quadradinhos de chocolate com Nutella e frutas secas

Rochers de coco e chocolate

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

GRANOLA CASEIRA que você pode fazer sempre fresquinha!

Se você curte GRANOLA, e melhor pedida é fazer em casa, assim, você escolhe os ingredientes, compra naquela loja que você confia e, no final, fica tudo ao seu gosto! Agora, se você não tinha a receita, agora tem! 

Ingredientes:

  • 30 g de óleo
  • 60 g de mel
  • 4 grandes pitadas de sal
  • 350 g de flocos de aveia
  • 175 g de amêndoas
  • 125 g de cranberries ou passas 
  • 1 clara de ovo grande
  • 75 g de sementes de moranga / abóbora (opcional)

 

Agora, é só seguir o vídeo ou, se preferir, confira nossa receita passo a passo de granola caseira!

 

Comentar este artigo

ORIGINAL: o mais difícil vai ser escolher o que colocar dentro destes cones aperitivos! Receita passo a passo Entre enfeites, decorações e brinquedinhos: os 15 trabalhinhos de Páscoa mais bonitinhos do mundo!