Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

DESCOBERTO o SEXTO SABOR!

Por,
Receitas sem Fronteiras

DESCOBERTO o SEXTO SABOR!Sempre acreditávamos que existia apenas quatro sabores: o doce, o salgado, o amargo, o azedo, até que há alguns anos atrás descobriu-se que existia um quinto sabor, o "unami". No entanto os cientistas descobriram agora que, realmente, ainda existe um sexto sabor, que nosso paladar é capaz de distinguir: o gosto de alguns alimentos ricos em hidratos de carbono, Isto faz com que a classificação dos sabores passe de cinco para seis.

Em 1908 descobriu-se que além dos quatro sabores existia o quinto sabor básico: o "unami" ou seja um sabor que deixa uma sensação suave , aveludada na boca, parecido com a suavidade de um caldo de carne. Este nome em japonês significa: "gosto delicioso".

Esta descoberta foi feita pelo japonês Kikunae Ikeda e este sabor foi considerado até hoje com o quinto e último sabor existente descoberto por cientistas.

Acontece que, há poucas semanas, um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon (OSU) relatou a descoberta de um sexto sabor. Este sabor é produzido por alimentos como massas, pães, bolachas, batatas... e acontece pela presença de Polissacarídeos (ou glicanos) nestes alimentos.

As experiências realizadas pelos pesquisadores, de acordo como estudo publicado na Chemical Senses, mostram que este sabor é criado por estas biomoléculas. Este sabor se refere ao sabor do amido, ou amiláceo. O grupo de pesquisadores, liderado mor Juyun Lim, provou que somos capazes de identificar este sabor característico destes polissacarídeos em vários alimentos.

Nas experiências realizadas por estes pesquisadores, os participantes tiveram seus receptores que identificavam o sabor doce bloqueados por um composto especial. Como consequência os voluntários conseguiam identificar com facilidade o sabor que foi descrito pelos japoneses como "sabor a arroz", ou seja os europeus distinguem como o sabor dos pães, massas, etc. Isto prova que temos receptores bem distintos que identificam as moléculas dos polissacarídeos. 

O cientista e pesquisador Juyun Lim explica: "Acredito que seja por isto que as pessoas preferem hidratos de carbono complexos", na New Scientist.

Ele continua: "O açúcar sabe bem a curto prazo, mas se te oferecerem chocolate e pão, provavelmente vais comer uma pequena quantidade de chocolate, mas uma maior quantidade de pão, que podes comer ao longo do dia".

Pelo que deduzimos, a ciência ainda pode identificar muitos outros sabores. Vamos aguardar as novas descobertas. Será que algum dia todos os sabores serão identificados separadamente? 

 

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

PASTA DE BISCOITO, impossível parar de comer esta delícia!

Você já tinha pensado em fazer uma pasta com seu biscoito farovito?! Pois é, fica uma delícia e, além de poder comer pura, você pode usar como se fosse uma Nutella, pasta de amendoim ou outras...

Ingredientes:

  • 180 g do biscoito de sua preferência
  • 150 ml de leite
  • 20 g de açúcar de confeiteiro

 

Comentar este artigo

Pare de envelhecer com as romãs! Surpreendente! Conselhos para perder peso e evitar o temido efeito rebote