Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Torrone: um clássico do Natal

Por,
Receitas sem Fronteiras

Torrone de Natal

 

Feitos de amêndoas, de chocolate ao leite, chocolate branco, crocantes, macios… os torrones são um mundo à parte! Há quem não goste, mas devemos concordar que o torrone é um clássico do Natal.

 

Ele pode ser apreciado como um tira gosto, pode fazer parte da sobremesa ou, por que não, ser a própria sobremesa de Natal!

 

Origem do torrone

 

Na Grécia antiga existia um doce a base de frutas secas e mel que era dado aos atletas antes de participarem nos Jogos Olímpicos, mas foi a herança árabe que marcou na cultura ibérica e italiana o costume dos torrones. Até hoje, podemos encontrar muitas semelhanças entre alguns doces típicos de certas regiões espanholas e portuguesas com os doces tradicionais do norte da África e do Oriente Médio.

 

Conta-se também que o torrone já era bastante consumido no século XVI onde hoje é a cidade espanhola de Jijona. Foi durante esse mesmo século que o consumo de torrone no Natal se popularizou pela Europa.

 

O torrone no mundo

 

O torrone de Jijona ou o torrone de Alicante, mais conhecido pelo nome de torrão duro, são os doces mais pedidos pelos turistas em visita à Espanha. Em outros países, ele recebe outros nomes e algumas adaptações, como o nougat na França e o torrone italiano.

 

 

Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!

 

Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

RABANADAS de MORANGO e NUTELLA - Você nunca comeu nada tão gostoso!

 

RABANADAS são uma ótima pedida em qualquer época do ano, além de deliciosas, são uma ótima maneira de aproveitar aquele pão que não está mais tão fresquinho! Se você ainda colocar morango e Nutella e fazer tipo rocambole, melhor ainda não? 

E se não gostar de Nutella, use um ganache de chocolate

 

Comentar este artigo

10 especiarias obrigatórias no seu armário Uma volta ao mundo com as receitas preferidas do papa Noel!