Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Torrone: um clássico do Natal

Por,
Receitas sem Fronteiras

Torrone de Natal

 

Feitos de amêndoas, de chocolate ao leite, chocolate branco, crocantes, macios… os torrones são um mundo à parte! Há quem não goste, mas devemos concordar que o torrone é um clássico do Natal.

 

Ele pode ser apreciado como um tira gosto, pode fazer parte da sobremesa ou, por que não, ser a própria sobremesa de Natal!

 

Origem do torrone

 

Na Grécia antiga existia um doce a base de frutas secas e mel que era dado aos atletas antes de participarem nos Jogos Olímpicos, mas foi a herança árabe que marcou na cultura ibérica e italiana o costume dos torrones. Até hoje, podemos encontrar muitas semelhanças entre alguns doces típicos de certas regiões espanholas e portuguesas com os doces tradicionais do norte da África e do Oriente Médio.

 

Conta-se também que o torrone já era bastante consumido no século XVI onde hoje é a cidade espanhola de Jijona. Foi durante esse mesmo século que o consumo de torrone no Natal se popularizou pela Europa.

 

O torrone no mundo

 

O torrone de Jijona ou o torrone de Alicante, mais conhecido pelo nome de torrão duro, são os doces mais pedidos pelos turistas em visita à Espanha. Em outros países, ele recebe outros nomes e algumas adaptações, como o nougat na França e o torrone italiano.

 

 

Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!

 

Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Receita de Chef: Magret de canard em crosta de massa folhada 

Um magret de canard em crosta de massa folhada com queijo e geleia! Uma iguaria dos deuses!

Comentar este artigo

10 especiarias obrigatórias no seu armário Uma volta ao mundo com as receitas preferidas do papa Noel!