Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Uma volta ao mundo com as receitas preferidas do papa Noel!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Se você já começou a pensar no cardápio da ceia de Natal, que tal se inspirar nas tradições de outros países?

Nossa equipe é formada por pessoas de diversos lugares, temos sites em 6 outros países além de Portugal e Brasil. Resolvemos então, pedir que cada um dos nossos colegas nos contasse um pouco sobre o Natal em seus países e fizemos este artigo especialmente para você! Feliz Natal!

 O natal pelo mundo - tradições e receitas

 

Itália

O famoso ditado “Natale con i tuoi e Pasqua con chi vuoi” (Natal com a família e Páscoa com quem quiser) explica perfeitamente a importância das festas de fim de ano para os italianos. Durante esta época, as lojas e os mercados da Itália se enchem de produtos típicos e deliciosos, como, por exemplo, o Panettone, que delicia a todos enquanto as crianças abrem os presentes trazidos pelo “Babbo Natale”.

 

Alemanha

O dia mais importante, principalmente para os mais novos, é o dia 24 de dezembro, já que é o dia em que recebem os tão ansiados presentes. Esses presentes são entregues pelo Christkind, segundo a tradição cristã, ou pelo Weihnachtsmann, que poderia ser o nosso Papai Noel.

Na Alemanha, a noite de Natal se chama Heiligabend e, antes de ceiar, as crianças ajudam a preparar e decorar a árvore de Natal.

Durante esse período se come os Plätzchen, uns biscoitinhos de formas e sabores diferentes. Alguns dos mais famosos são os Zimtsterne (com sabor de canela e forma de estrela), os Lebkuchen (feitos com pão de gengibre), os Linzer Augen (biscoitos recheados de geleia e cobertos com açúcar) que lembram nossos casadinhos.

Como prato principal, os alemães preparam o Kartoffelsalat mit Würstchen, uma salada de batatas e linguiça.

 

França

Neste país, as celebrações começam no dia 5 de dezembro, dia de São Nicolau, ainda que o dia mais importante seja o dia 24, quando à noite pode-se escutar cânticos natalinos típicos chamados Noëls.

Uma das comidas típicas são os troncos de Natal (bûches de Noël), recheados com um creme amanteigado e cobertos de chocolate.

Na França também é bem famosa a Galette des Rois, que, ainda que possa ser traduzida por Torta dos Reis Magos, não lembra muito as tortas que conhecemos por aqui. Ela é um prato tradicional do Dia de Reis ou Epifania (6 de janeiro) e os franceses, ao montar a torta, colocam uma fève (fava) de cerâmica mistura ao recheio e sobre a torta, uma coroa dourada de papel. O sortudo ou sortuda que receber o pedaço com a fava será  coroado rei ou rainha e terá muita sorte e fartura durante o ano!

 

Inglaterra

Na Inglaterra é tradição escrever cartas para o Papai Noel e, em seguida, queimá-las. Segundo a lenda, quando a carta vira cinzas elas voam até a casa do bom velhinho.

E o que eles comem nessa época? Assim como nós, eles preparam peru  e mice pie, uma espécie de torta recheada com frutas secas e especiarias. Outro doce que não pode faltar é o Christmas Pudding.

 

Estados Unidos

Nos Estados Unidos acontece tal qual vemos nos filmes. No dia 24 de dezembro as famílias se reúnem e, no centro da mesa, está o peru recheado, acompanhado de vagem, abobrinha e molho de blueberry.

Outro prato famoso dessas festas é o lumberjack pie, uma torta salgada à base de purê de batatas e canela com carne e cebola.

 

Espanha

Segundo a tradição espanhola, os presentes de Natal são abertos no dia 6 de janeiro e não nos dias 24 e 25 de dezembro, afinal, quem primeiro presenteou ao menino Jesus foram os Reis Magos.

O doce mais comido nessa época é o roscón de reyes, uma torta parecida a uma grande guirlanda decorada como se fosse uma coroa preciosa. Uma torta com o mesmo espírito dessa da Espanha, é característica de Portugal, o Bolo Rei

 

 

Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!

 

Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!

 

 

 

Arvore de Natal com neve de chocolate branco Bolachas natalinas de gengibre Bolacha branca de Natal Pinheirinho de Natal de chocolate e abobrinha
Arvore de natal com neve de chocolate branco Bolachas natalinas de gengibre Bolachas brancas de Natal

Pinheirinho de Natal com chocolate e abobrinha

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Coquetel de Champagne: este é para fazer hoje à noite!

Um cocktail pra fazer imediatamente, você vai amar! Marque aquele amigo que adora um drink!

Comentar este artigo

Torrone: um clássico do Natal Receita passo a passo: Rolinho Primavera em 10 etapas