Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Natal e Reveillon - a mesa em festa

Por,
Receitas sem Fronteiras

Como preparar uma bela mesa para o Natal e o Reveillon

 

A mesa de Natal espelha o estado de espírito da família, que, com alegria, se junta para festejar o Natal. A magia e o refinamento são as constantes da mesa de Natal. Se você já pensou no que vai preparar para a ceia, deixe-se inspirar por nossas ideias e dicas.

Aprenda a aparelhar e decorar a mesa para a ceia seguindo regras simples da arte do mis-en-place e com um pouco de imaginação e alguns bons conselhos sua mesa de Natal estará perfeita! 

Conselhos para a decoração

No tocante à decoração, não se disperse, pense bem no tema que você quer dar à sua mesa: tradicional, branco, dourado, prateado ou metalizado? Uma vez que você tenha feito a escolha, respeite do início da preparação ao seu fim o estilo escolhido.

Toalha

Prefira uma toalha branca, simples, mas de boa qualidade. Os tecidos impermeáveis são os melhores, pois mantêm a mesa com um aspecto de limpa mesmo se alguém deixa derramar algo. Evite tecidos com motivos muito coloridos, pois podem acabar se tornando desconfortáveis para a visão.

No mais, ao escolher uma toalha branca, você tem mais liberdade em decorá-la com outros objetos, como, por exemplo, guardanapos prateados ou dourados para cada comensal ou com um caminho de mesa decorado da forma que mais agradar. Guirlandas e bolas de natal, sobretudo se decoradas à mão, são muito bem-vindas à mesa.

Se a toalha for de algodão, não se esqueça de passá-la a ferro antes de estendê-la sobre a mesa. O efeito visual será completamente diferente.

Centro da mesa

Classicamente, o centro da mesa é decorado com pequenos castiçais e velas. Se seu estilo é mais artesanal, divirta-se decorando seu centro de mesa com guirlandas douradas ou prateadas e use castiçais grandes e altos. O efeito cênico será belíssimo!

Taças

Evite taças e copos muito altos para permitir que os convidados conversem entre si sem se sentirem incomodados com o comprimento das peças.

A arte de aparelhar a mesa

Não deixe que sua mesa se pareça com uma ala de escola de samba. Limite-se a decorá-la com apenas duas cores principais.

Respeite o espaço entre as cadeiras. Cada convidado deve ter seu espaço livre para se mover, falar e comer sem encostar a toda hora na pessoa ao lado.

 

Para ter certeza de que não está esquecendo nada, siga esta ordem:

  1. Estenda a toalha.
  2. Coloque os pratos e os talheres.
  3. Em seguida, os pães e os tira-gostos.
  4. Disponha as taças e os copos.
  5. Complemente com o sal, a pimenta, o azeite e outros condimentos.
  6. Agora, é a vez das bebidas.
  7. Por fim, o arranjo do centro da mesa.

Pratos

Segundo a tradição, deve haver um só prato por convidado e ele deve distar aproximadamente 2 cm da borda da mesa. Entretanto, se você planejou servir uma sopa, coloque o prato fundo sobre o prato raso.

A arte de receber os convidados

 O dono da casa deve assentar-se no centro da mesa e os convidados ao seu redor.

Como usar os talheres?

Queridos convidados, o uso dos talheres é bem simples, basta ir de fora para dentro! Comece com o talher mais afastado do prato e, uma vez que você tenha terminado de comer, pouse os talheres sobre o prato com o cabo voltado para baixo.

Onde colocar o guardanapo?

Ao final da refeição, não dobre novamente o guardanapo. Deixe-o estendido à esquerda do prato.

A mesa das crianças

  • As crianças até seus 4 anos devem estar acompanhadas de seus pais, já que não manejam bem os talheres.
  • Acima dessa idade, deixe-os sentar-se em outra mesa, em separado dos adultos, mas no mesmo ambiente.
  • Já os adolescentes devem portar-se como os adultos, ou então pense em uma mesa só para eles.

 

Agora é com você! Divirta-se criando uma mesa de Natal que é a sua cara!

 

Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!

 

Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Coquetel de Champagne: este é para fazer hoje à noite!

Um cocktail pra fazer imediatamente, você vai amar! Marque aquele amigo que adora um drink!

Comentar este artigo

A HISTÓRIA DAS MADELEINES Uma fruta com cheiro de queijo e cebola podre, você conhece o durian?