Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Natal e Reveillon - a mesa em festa

Como preparar uma bela mesa para o Natal e o Reveillon

 

A mesa de Natal espelha o estado de espírito da família, que, com alegria, se junta para festejar o Natal. A magia e o refinamento são as constantes da mesa de Natal. Se você já pensou no que vai preparar para a ceia, deixe-se inspirar por nossas ideias e dicas.

Aprenda a aparelhar e decorar a mesa para a ceia seguindo regras simples da arte do mis-en-place e com um pouco de imaginação e alguns bons conselhos sua mesa de Natal estará perfeita! 

Conselhos para a decoração

No tocante à decoração, não se disperse, pense bem no tema que você quer dar à sua mesa: tradicional, branco, dourado, prateado ou metalizado? Uma vez que você tenha feito a escolha, respeite do início da preparação ao seu fim o estilo escolhido.

Toalha

Prefira uma toalha branca, simples, mas de boa qualidade. Os tecidos impermeáveis são os melhores, pois mantêm a mesa com um aspecto de limpa mesmo se alguém deixa derramar algo. Evite tecidos com motivos muito coloridos, pois podem acabar se tornando desconfortáveis para a visão.

No mais, ao escolher uma toalha branca, você tem mais liberdade em decorá-la com outros objetos, como, por exemplo, guardanapos prateados ou dourados para cada comensal ou com um caminho de mesa decorado da forma que mais agradar. Guirlandas e bolas de natal, sobretudo se decoradas à mão, são muito bem-vindas à mesa.

Se a toalha for de algodão, não se esqueça de passá-la a ferro antes de estendê-la sobre a mesa. O efeito visual será completamente diferente.

Centro da mesa

Classicamente, o centro da mesa é decorado com pequenos castiçais e velas. Se seu estilo é mais artesanal, divirta-se decorando seu centro de mesa com guirlandas douradas ou prateadas e use castiçais grandes e altos. O efeito cênico será belíssimo!

Taças

Evite taças e copos muito altos para permitir que os convidados conversem entre si sem se sentirem incomodados com o comprimento das peças.

A arte de aparelhar a mesa

Não deixe que sua mesa se pareça com uma ala de escola de samba. Limite-se a decorá-la com apenas duas cores principais.

Respeite o espaço entre as cadeiras. Cada convidado deve ter seu espaço livre para se mover, falar e comer sem encostar a toda hora na pessoa ao lado.

 

Para ter certeza de que não está esquecendo nada, siga esta ordem:

  1. Estenda a toalha.
  2. Coloque os pratos e os talheres.
  3. Em seguida, os pães e os tira-gostos.
  4. Disponha as taças e os copos.
  5. Complemente com o sal, a pimenta, o azeite e outros condimentos.
  6. Agora, é a vez das bebidas.
  7. Por fim, o arranjo do centro da mesa.

Pratos

Segundo a tradição, deve haver um só prato por convidado e ele deve distar aproximadamente 2 cm da borda da mesa. Entretanto, se você planejou servir uma sopa, coloque o prato fundo sobre o prato raso.

A arte de receber os convidados

 O dono da casa deve assentar-se no centro da mesa e os convidados ao seu redor.

Como usar os talheres?

Queridos convidados, o uso dos talheres é bem simples, basta ir de fora para dentro! Comece com o talher mais afastado do prato e, uma vez que você tenha terminado de comer, pouse os talheres sobre o prato com o cabo voltado para baixo.

Onde colocar o guardanapo?

Ao final da refeição, não dobre novamente o guardanapo. Deixe-o estendido à esquerda do prato.

A mesa das crianças

  • As crianças até seus 4 anos devem estar acompanhadas de seus pais, já que não manejam bem os talheres.
  • Acima dessa idade, deixe-os sentar-se em outra mesa, em separado dos adultos, mas no mesmo ambiente.
  • Já os adolescentes devem portar-se como os adultos, ou então pense em uma mesa só para eles.

 

Agora é com você! Divirta-se criando uma mesa de Natal que é a sua cara!

 

Confira nossa seleção de receitas de Natal e também as receitas especialmente cedidas por blogueiros de culinária para o Especial de Natal do Receitas sem Fronteiras! Feliz Natal!

 

Temos uma seleção de curiosidades, receitas e sugestões para o seu Natal, confiram!

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

RABANADAS de MORANGO e NUTELLA - Você nunca comeu nada tão gostoso!

 

RABANADAS são uma ótima pedida em qualquer época do ano, além de deliciosas, são uma ótima maneira de aproveitar aquele pão que não está mais tão fresquinho! Se você ainda colocar morango e Nutella e fazer tipo rocambole, melhor ainda não? 

E se não gostar de Nutella, use um ganache de chocolate

 

Comentar este artigo

A HISTÓRIA DAS MADELEINES Uma fruta com cheiro de queijo e cebola podre, você conhece o durian?