Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Óleo de groselha negra e suas propriedades extraordinárias

A "Ribes nigrum" (nome científico) é muito cultivada no norte da Europa e é dela que  se extrai o óleo da groselha negra. Trata-se de uma pequena fruta, redonda e escura, cujas propriedades benéficas já são conhecidas desde a década de 80, quando ainda era conhecida como cassis, mas foi apenas recentemente que passou a ser utilizada como alimento e como fonte de benefícios, que você conhecerá agora.

© Divulgação / Imagem ilustrativa da internet

Groselha negra

A lista de benefícios dos frutos de Groselha Negra foi descoberta no século XVIII a partir do abade Bailley de Montaran, do mosteiro de Dijon. Na verdade, o cassis foi praticamente rebatizado, como groselha negra. Seus benefícios são inúmeros, concentrados em maior quantidade em suas sementes, de onde se extrai o óleo, que vem ganhando fama por seus usos na área da cosmética e antienvelhecimento, tanto em cápsulas para ingestão quanto uso tópico.

Atualmente, inúmeras marcas renomadas da beleza estão investindo pesado em produtos cuja base é o óleo de groselha negra, dada suas propriedades milagrosas para a pele e cabelos. Vem sendo muito utilizados, inclusive, como base dos chamados nutricosméticos, dada reconhecida propriedade antienvelhecimento das células, já que seus compostos atuam no combate eficaz dos radicais livres. Mas o que se sabe é que esta frutinha é rica em vitaminas e óleos graxos, essenciais ao organismo humano.

Mas sempre é bom lembrar que nada deve ser ingerido ou passado sobre a pele e cabelos sem o acompanhamento de um médico de confiança.

Adiante, então, listamos alguns dos motivos por esta frutinha estar recebendo tantos investimentos da indústria cosmética mundial.

 


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo