Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Curry, especiarias e perfumes da cozinha indiana

Por,
Receitas sem Fronteiras

Curry, épices et parfums de la cuisine indienne

 

Combinar os alimentos quentes e os alimentos frios e conseguir uma sutil mistura de sabores de base ( doce, salgado, ácido, picante e amargo ) representam o princípio básico da cozinha indiana. Este equilíbrio se faz em todas as refeições, sabendo que o conjunto de pratos é colocado sobre a mesa, diferentemente dos hábitos europeus com a noção de entrada e sobremesa.

 

A cozinha indiana é muito variada principalmente por causa da diversidade das regiões e também graças às inúmeras influências devidas às imigrações sucessivas no curso da história.

 

Nós associamos frequentemente a cozinha indiana a uma cozinha muito condimentada. É estranho, pois as pimentas só chegaram à India depois de 1500, graças aos portugueses. Os indianos adotaram rapidamente as pimentas. Eles as transformavam em pastas entre duas pedras com um pouco de óleo, gengibre e sal. Era o único tempero de milhões de indianos para preparar o arroz nas comunidades mais pobres.

 

Associamos também a cozinha indiana à palavra Curry mesmo se esta é às vezes banalizada. O termo Curry foi, à princípio, imaginado pelos britânicos para designar de maneira geral todos os pratos condimentados em molho pelos indianos. Antes disso, cada prato tinha um nome preciso que encontramos ainda hoje se olharmos um pouco sobre a cozinha indiana como o jalfreizi, o rogan josh, o korma, o dhansak, o balti, o vidaloo, etc.


Por consequência associamos também a palavra Curry a uma mistura de especiarias, a base da cozinha indiana. Na Índia não se utiliza o Curry em pó como se pode fazer aqui. Este pó é de fato uma mistura de especiarias que foi preparada em certo momento para facilitar a cozinha dos ingleses quando eles retornavam da Índia. A cozinha indiana utiliza, no entanto, misturas de especiarias em pó, como o masala ou o garam masala mas principalmente no fim do cozimento, como tempero. Não é raro que as mulheres preparem elas mesmas sua mistura torrando cada especiaria separadamente antes de socá-las no pilão.

 

Para a base dos seus pratos, os indianos procedem da sequinte maneira: as especiarias são colocadas sobre uma grande pedra plana antes de serem trituradas com a ajuda de uma pedra em forma de rolo de massa ( espécie de pilão gigante). As mulheres preparam suas misturas todas as manhãs. A mesma pedra serve também para triturar cebolas, alho, pimenta e ervas frescas como o coentro, para fazer as pastas que se juntam às especiarias e à carne e ou legumes antes de fazer cozinhar lentamente. 

 

Imaginem bem os perfumes que se propagam.

 

Para encontrar esta maneira de fazer em nossas cozinhas, eu aconselho refogar todas as especiarias como o coentro e o cominho, antes de triturá-los no pilão e misturá-los ao açafrão, ao alho e ao gengibre ralado. Basta, a seguir, refogar esta mistura com cebolas para fazer a base do Curry. Pode-se também utilizar boas misturas de Curry em pó mas sem esquecer de refogar tudo a fim de obter o máximo de sabores.

 

QUE TAL CONHECER MAIS SOBRE A COZINHA INDIANA?! 

Legumes secos e leguminosas na cozinha indiana

Receita passo a passo: Samosas ou chamuças indianas (Briouate marroquino)

A 100 passos de um sonho e de uma delícia de filme

E para que possam mergulhar neste mundo perfumado da cozinha da Índia, segue uma seleção de receitas indianas.

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Camarões salteados à moda da Tailândia! Simplesmente imperdível!

Os sabores são totalmente indescritíveis, esta é uma receita deliciosa e, a principio é feita com um molho pronto, mas colocamos a receita para você fazer a versão caseira!

Molho de Curry tailandês com leite de coco

Esta é a receita para fazer o molho caseiro do vídeo!

Ingredientes (4 pessoas)

  • 2 colheres de chá de molho de ostra
  • 2 colheres de sopa de molho de peixe (Nuoc Man)
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 2 colheres de chá de concentrado de tamarindo
  • Cebola frita
  • 1 colher de chá de 5 especiarias asiáticas
  • 2 colheres de sopa de molho de soja
  • 1 raminho de coentro
  • 1 lata de leite de coco
  • 1 colher de chá de pasta de curry
  • 2 chalotas
  • 1 cebola
  • 1 ramo de manjericão tailandês
  • 1 pedaço de capim-limão

Preparação:

  1. Coloque um pouco de molho de soja na wok e doure as chalotas e metade do capim-limão cortado em rodelas.
  2. Adicione o molho de peixe, a pasta de curry e 2 colheres de sopa de leite de coco. Refogue bem!
  3. Junte o resto do leite de coco e a cebola cortada em pedaços grandes.
  4. Em seguida, coloque a outra metade capim-limão cortado em rodelas, metade das folhas de manjericão e coentro finamente cortadas, o molho de ostra, o concentrado de tamarindo, as 5 especiarias e o açúcar mascavo.
  5. Cozinhe por 5 a 10 minutos.
  6. Prove e tempere se necessário com molho de soja, molho de peixe e açúcar mascavo.
  7. Para obter um molho bem liso e untuoso, bata no liquidificador e coe.

Comentar este artigo

Ingredientes diferentes Cuidado, garçom!