Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Lentilhas: sorte, saúde e dinheiro!

Lentilhas: saúde, dinheiro e sorte

Uma de nossas tradições para a festa da passagem do ano é um prato de lentilhas, mas elas são tão saudáveis que devemos comê-las o ano todo! Preparada de diversas formas são obrigatórias em nossas mesas pois, segundo dizem, traz sorte, saúde e dinheiro. Vamos lhe dar algumas sujestões de receitas, mas antes vamos falar um pouco desta leguminosa tão versátil.

E lembrem-se! Lentilhas são super saudáveis e ricas em magnésio, que é essencial para seu bem estar, então, não deixe de consumi-las durante o resto do ano! 

 

Sobre a lentilha

Os legumes secos, como a lentilha, são uma ótima fonte de proteínas vegetais, de aminoácidos e de glicídios. Associados aos cereais ou verduras frescas, constituem uma refeição completa.

Antigamente, a lentilha e os outros legumes secos constituíam o prato básico principal da alimentação europeia. Com o tempo, eles se tornaram raros e, graças à cozinha vegetariana, eles estão voltando com força total.

Os legumes secos mais consumidos são, sem dúvida, o grão de bico, as lentilhas e os feijões. Para cozinhá-los, é preciso deixá-los de molho de um dia para o outro em uma grande quantidade de água para amolecer a casca e, assim, permitir uma maior absorção dos condimentos durante a cocção.

Diferentemente do grão de bico e do feijão, as lentilhas são menores e não precisam ser deixadas de molho. Mas como todos os legumes secos, que requerem hidratação, o caldo de cozimento deve ser abundante e aromático, que se pode obter, por exemplo, picando um pouquinho de cenoura, cebola, cravo e adicionando ervas como louro, alecrim e salvia.

Lembre-se, como estão secos, quando hidratados esses legumes quase triplicam seu tamanho!

A melhor forma de cozinhá-los é em fogo baixo, porque os legumes secos quando cozidos ficam com sua estrutura mais frágil e a força do atrito da fervura em fogo alto pode reduzi-lo a purê.

 

Fritos de lentilhas vermelhas Lentilhas com bacon e calabresa Rondelli ao duo de lentilhas Sopa de lentilhas com legumes
Fritos de lentilhas vermelhas  Lentilhas com bacon e calabresa  Rondelli ao duo de lentilhas 

Sopa de lentilhas com legumes 

 

Conselho do chef

Não salgue a água de cozimento dos legumes logo no início: o sal acaba por criar uma capa ainda mais dura sobre a casca desses legumes, o que aumenta o tempo de cozimento. Ao contrário, adicione um pouco de banha (gordura) durante o cozimento para deixar a água mais “suave”. Quando a casca estiver mais mole é hora de temperar a água.

Não quer usar algum tipo de gordura na água? Um pouco de bicarbonato deixará a água menos ácida, o que também facilita o cozimento dos legumes.

 

Veja agora algumas receitas para você escolher

Arroz com lentilha e calabresa Arroz com lentilha e calabresa Tarha Dhal - Sopa indiana de lentilhas Mousse de queijo com coulis de goiabada
Arroz com lentilha e calabresa  Arroz com lentilha e calabresa   Tarha Dhal - Sopa indiana de lentilhas 

Mjadra  

 

Lentilha com calabresa Bolinho de lentilha Lentilhas à espanhola Sopa de lentilha com bacon e calabresa
Lentilha com calabresa Bolinho de lentilha Lentilhas à espanhola

Sopa de lentilha com bacon e calabresa

 

 

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

SABORES do MUNDO: Uma DELICIOSA SOPA DE CEBOLA, como se você estivesse em PARIS!!!

A SOUPE À L'OIGNON é uma sopa gratinada à base de cebola, um prato super tradicional da cozinha francesa e de muitas regiões produtoras de cebola.

As sopas de cebola são populares, pelo menos, desde os tempos romanos. Elas foram, ao longo da história, muitas vezes consideradas um alimento para pessoas modestas, por causa da abundância de cebolas e da facilidade de cultivá-las. A versão moderna dessa sopa veio da França no século XVII, feita de pão seco ou croutons, caldo de carne e cebola caramelizada.

 

soup à l'oignon - sopa de cebola francesa

Ingredientes:

  • pão italiano
  • 200 g de queijo gruyère ralado
  • 40 g de manteiga
  • 3 cebolas grandes
  • 2 dentes de alho picados
  • 150 g de bacon picadinho
  • 250 ml de vinho branco
  • meio litro de água
  • 2 ramos de tomilho
  • louro em folhas
  • sal e pimenta do reino

 

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Corte o topo do pão e remova o miolo, deixando uma "parede" grossa e com cuidado para não furar a casca.
  3. Dentro do seu pão, adicione 100 g de queijo Gruyere ralado ao fundo. Asse por alguns minutos até que o queijo derreta.
  4. Enquanto isso, fatie as cebolas e pique os dentes de alho.
  5. Em uma panela, refogue a manteiga e adicione as cebolas. Adicione o bacon, alho picado e o tomilho e o louro. Adicione o vinho branco e a água. Deixe ferver por 20 minutos.
  6. Despeje a sopa de cebola no pão.
  7. Corte o topo do pão em pedaços e adicione-os à sua sopa.
  8. Espalhe 100 g de queijo ralado por cima e volte ao forno por alguns minutos, para grelhar o queijo.

Comentar este artigo

Dicas para um Natal e final de ano sem stress! Receita passo a passo: torradas "Frente e Verso"