Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 receitas INCRÍVEIS para fazer com a MASSA CHOUX (ou massa de bombinha)

10 recettes succulentes à faire avec de pâte à choux

Atribuímos a um cozinheiro italiano da Renascença chamado Popelini a invenção da massa de choux. Com o passar dos séculos, esta receita básica foi recuperada, aperfeiçoada e transformada em diferentes aplicações. De fato, quantas receitas maravilhosas, deliciosas são possíveis com uma massa de choux! Que você seja apaixonado por doces ou salgados, temos certeza de que pelo menos uma das receitas de nossa seleção vai lhe agradar.

Gougères de queijo 

Gougères au fromage

Os gougères são uma prato da região da Borgonha. Trata-se de pequenos choux de queijo. Em geral, não há creme como recheio (utilizamos já o queijo de sabor bem pronunciado para perfumar a massa), mas nada não lhe impede de rechear com queijo tipo Polenguinho, Vache qui rit ou mesmo um delicioso queijo de cabra fresco. 

Receita passo a passo: como fazer deliciosos gougères

Gougère de queijo e cominho

Chouquettes

Chouquettes

Os chouquettes tradicionais também se apresentam como choux não recheados. Por outro lado, eles são salpicados de pequenos grãos de açúcar que estalam deliciosamente sob nossos dentes. Você pode também cobri-los com pralines rosas quebradinhas ou ainda guarnecê-los com um creme diplomata. Algumas confeitarias e mesmo padarias brasileiras os apresentam em forma de rosquinhas que são cobertas de uma fina cobertura açucarada. 

Eclairs

Eclairs et religieuses

Adoramos os éclairs! Além disto os confeiteiros os propõem de tantos aromas... Ao lado do tradicional trio: café, chocolate, baunilha, encontramos éclairs de morango, caramelo, etc. Você pode ter uma ideia desta variedade lendo nosso artigo sobre o genial confeiteiro Christophe Adam:

O éclair do gênio: a nova coleção de éclairs do chef Christophe Adam

Éclairs de salmão defumado com chantilly de wasabi e limão

Gland ou salambô

Gland pâtissier

Alguns o chamam "gland" e outros "salambô". Alguns fazem a glace verde enquanto outros a preferem rosa ou colorida... Em resumo, este chou grande, com a forma ligeiramente alongada e da qual uma parte é coberta de chocolate granulado sobre a cobertura de glace colorida, são simplesmente deliciosos.

Galette francomtoise

Galette francomtoise

Você sabia que em France-Comté, França, a Epifania é festejada com uma galette feita não com massa folhada mas com massa de choux? É uma galette muito macia e principalmente mito perfumada. De fato, na lista de ingredientes para seu preparo, encontramos algumas colheres de água de flor de laranjeira. 

Paris-Brest

Paris-Brest

Este doce em forma de anel é lindo. De fato, ele evoca a roda de uma bicicleta, já que ele foi inventado  a pedido do criador da corrida Paris-Brest, Pierre Giffard. A receita tradicional prevê um recheio à base de creme mousseline  pralinado. 

Pets de nonne

Pets de nonne

Para fazer este primo francês dos nossos bolinhos de chova, basta preparar uma massa de choux e fritar em óleo bem quente. Na França é uma tradição comê-los na terça feira gorda, ou no Carnaval todo, embora possam ser preparados em outros momentos durante todo o ano. São saboreados bem quentes.

Saint-Honoré

Saint-Honoré

O santo padroeiro dos padeiros é Santo Honório (bispo de Amiens). Esta é a razão de chamar esta pâtisserie composta de massa de choux e creme chibboust (variação do creme de confeiteiro, contendo merengue italiano). É uma delícia quando os choux estão bem cobertos de caramelo.

Profiteroles

Profiteroles

Resistir aos profiteroles? Impossível! De fato estes pequenos choux recheados com sorvete de baunilha e cobertos com calda de chocolate são sedutores na hora da sobremesa. Para torná-los ainda mais apetitosos, faça um versão quente-frio derramando calda de chocolate quente sobre eles (bem recheados de sorvete). Deliciosos!!!

Profiteroles: receitas

Choux farcies à la crème- Bombinhas recheadas com creme

Polka

Polka

Este é um doce esquecido neste últimos anos mas que ganharia ao ser redescoberto. Ele se compõe de um disco de massa brisée contornada de massa de choux, com creme de confeiteiro no centro que caramelizamos com maçarico culinário. É um pouco longo de se preparar mas é tão saboroso...

RELIGIEUSES

Religieuses

Famosas e tradicionais estas delícias  podem ser feitas com vários sabores, com os éclairs. Fáceis de fazer elas se caracterizam por sua montagem: choux feitos em dois tamanhos e o maior colocado por baixo e o menor colado com creme sobre o primeiro e depois decorados.

Experimente nossa receita com café: Receita passo a passo: como fazer religieuses de café

 

PIÈCE MONTÉE

Pièce Montée

Esta obra de arte da confeitaria, famosa por ser o fechamento deslumbrante das festas, foi imaginada inicialmente no século XIX por Antonin Carême e deslumbrava os convidados com suas montagens que misturavam frutas, castanhas, doces, etc.  No início do século XX Pierre Lacam, confeiteiro e sorveteiro do príncipe de Mônaco, começou a elaborar outros tipos de Pièce Montée com bolos sobrepostos e outras façanhas em confeitaria. São famosas nas festas de casamento: os famosos bolos. Existem entretanto as fantásticas Pièces Montées feitas com os choux e que deslumbram por sua vriedade de formas, recheios, acabamentos...

A mais tradicional é feita com choux de tamanhos iguais, recheados com creme de confeiteiro, com auxílio de um saco de confeiteiro e colados uns aos outros com caramelo, normalmente formando uma pirâmide. Recebem acabamentos em fios de caramelo.  É uma ótima ideia para montar uma árvore de Natal para deslumbrar os convidados. 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Massa tradicional francesa para Brioche

Para você que adora brioche, mas acha que é um mistério fazer esta delícia, não é nada disso! Confira nossa receita tradicional francesa e aprenda conosco!

Comentar este artigo

10 RECEITAS DELICIOSAS para fazer com a MASSA DE CHOUX (carolinas)! As 10 receitas básicas que é preciso conhecer para se virar em qualquer situação