Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

CHOCOLATE: amigo ou inimigo da sua saúde?

Chocolate, amigo ou inimigo da sua saúde

 

O chocolate é uma das nossas delícias preferidas. Mas ele é bom para a saúde ou faz parte dos alimentos a evitar?

 
Ao contrário das ideias espalhadas, o valor calórico do chocolate é o mesmo tanto para o chocolate amargo, ao leite ou branco. Entretanto os valores nutricionais, estes sim,  variam.
 
O chocolate amargo é o menos rico em açúcar e o mais rico em cacau.  E por esta razão que o chocolate amargo é mais benéfico para a saúde.
 
O cacau é muito rico em flavonoides, um antioxidante poderoso  que permite lutar contra certas doenças como o câncer. O consumo regular do chocolate permite igualmente diminuir os riscos de infarto do miocárdio, sempre graças aos flavonoides. O grande teor de magnésio do chocolate amargo ( 112mg para 100g ) permite também lutar contra o estresse e a ansiedade.
 
Mais surpreendente ainda, após um estudo americano publicado em março de 2013, o chocolate, se é consumido com moderação, teria virtudes emagrecedoras! Ele contém a teobromina e a cafeína ( também encontradas no chá e no  café e que tem ação diurética ). As ações destes dois elementos sobre o metabolismo permitiriam diminuir o índice de massa corporal e portanto peso. 
 
Mas todos estes benefícios não são um pretexto para você comer uma barra de chocolate de uma só vez... Limite-se a alguns quadradinhos por dia para lhe dar prazer e aproveitar estes benefícios sem brigar com a balança !
 
 

 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: Latte art em formando lindas flores ou folhas

Incrivelmente simples, mas uma arte linda, a "latte art" fascina todos que vêm como é feita e ficam tristes de ter que desmanchar tão lindas figuras. Experimente fazê-las você mesmo!

Comentar este artigo

Nunca sem minhas fibras ! Como compor uma refeição equilibrada ?