Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

As melhores receitas para colocar as vieiras em seu pedestal!

Les 10 meilleures recettes pour mettre les coquilles Saint-Jacques à l'honneur

 As vieiras são moluscos internacionalmente conhecidos e são encontrados em todos os mares, com maiores produções nos mares do norte da Europa, EUA e Japão. No Brasil são também abundantes e existem até criadouros, sendo um dos mais famosos o de Arraial do Cabo. 

As vieiras são consumidas desde o início dos séculos. Já na idade média as pessoas que vinham da peregrinação de Santiago de Compostela traziam estas conchas recolhidas pelo caminho, desde que eles deixavam a Galícia. Eles traziam as conchas como lembranças e, ao mesmo tempo, para provar que tinham feito realmente a viagem . Daí surgiu o nome francês: Coquilles Saint Jacques (conchas de Saint Jacques), este famoso prato da gastronomia francesa. No Brasil e em Portugal são conhecidos como vieiras. 

Mas, voltemos à cozinha. De fato as vieiras estão entre os melhores e mais apreciados frutos do mar. Com justa razão! Com elas, tantas receitas são possíveis! Se você tem vontade de conhecer algumas delas e outras novas, você pode ler nossa seleção para colocar as vieiras em seu pedestal.

Risotto de vieiras

Risotto de vieiras

O risotto é um prato que tem variações infinitas. Os grãos de arroz se prestam particularmente para as receitas à base de frutos do mar, entre eles as vieiras. Para 4 pessoas: numa panela coloque 40 g de manteiga e uma cebola batidinha. Quando estiver transparente coloque 300 g de arroz para risotto e mexa até que fique translúcido. Coloque uma concha de caldo de legumes (ou frango), mexa e deixe secar. Vá colocando uma concha de cada vez até que fique cozido (cerca de 800 ml de caldo).Tempere com sal, pimenta do reino e queijo. Coloque 2 colheres (de sopa) de creme de leite fresco, mexa e reserve. Em uma frigideira coloque 40 g de manteiga e refogue 8 vieiras (ou mais) deixando 2 minutos de cada lado. Coloque-as a seguir sobre o arroz e sirva. Em acompanhamento, aconselhamos um vinho branco seco bem fresco, espumante se possível!

Coquilles Saint-Jacques gratinadas

Casquinha de Vieiras gratinadas

Esta é uma maneira clássica de preparar as vieiras no famoso prato francês: Coquilles Saint Jacques. Para duas pessoas: 6 a 8 vieiras passadas na manteiga (dois minutos de cada lado), 8 cogumelos de Paris (médios) limpos picados e refogados num pouco de azeite, béchamel feito com 150 ml de leite, emmental ralado. Divida as vieiras e coloque-as em duas conchas de vieiras, cubra com béchamel, queijo ralado e leve ao forno, a 180° C, por dez minutos e depois no grill para gratinar. Quando estiverem prontas coloque cebolinha picadinha, gomos de limão sem peles, pimenta do reino e sirva a seguir.

Verrines de vieiras com endívias

Verrine de Saint-Jacques aux endives

Muitos chefs de cozinha gostam de acompanhar as vieiras com endívias. De fato, suas folhas côncavas constituem recipientes para as vieiras. Você pode servir tudo em verrines de modo a obter uma entrada de apresentação original. Para 6 pessoas: 6 vieiras (cortadas ao meio), 1 cebola branca média bem fresca em tirinhas, 3 endívias médias sem a base e cortadas em lâminas finas, 1 colher (de sopa) de gergelim torrado, manteiga, vinagre balsâmico, óleo. Coloque a cebola e endívias numa saladeira com o vinagre e óleo e tempere um pouco. Passe as vieiras em frigideira com 15 g de manteiga, por 45 segundos de cada lado. Reserve e misture com o gergelim. Coloque em cada verrine um pouco de endívias e sobre elas as vieiras. Você pode fazê-las com antecedência, deixando na geladeira e tirando 15 minutos antes de servir.

Brochettes de vieiras

Brochettes de vieiras

Com as vieiras, podemos preparar brochettes. Você não vai, então, precisar de talheres para peixe, basta segurar com as mãos as brochettes. Que facilidade! Para uma marinada original misture numa tigela: 2 iogurtes naturais espessos, suco de dois limões verdes, 6 folhas de louro, sal, tempero tandoori e 1 k de vieiras. Deixe marinar por 1 hora na geladeira. Coloque as vieiras em espetinhos e leve para gratinar, por 10 minutos. Você pode servir com arroz branco.

Vieiras com baunilha  

Vieiras com baunilha

Espontaneamente, temos tendência a associar a baunilha com os pratos doces e pâtisseries. No entanto, a baunilha combina incrivelmente bem com pratos à base de peixe. Se você colocar uma fava de baunilha no momento de cozinhar suas vieiras, pode estar certo de obter um prato refinado e delicado. Para duas pessoas, uma receita interessante: faça um molho com 1 échalote pequena picadinha refogada em azeite e depois déglacer com 3 colheres (de sopa) de vermute, deixar ferver, colocar 50 g  de caldo de peixe, 100 g de creme de leite fresco, sal, pimenta do reino e deixar ferver 10 minutos. Limpar 8 vieiras e colocá-las numa marinada feita com uma fava de baunilha aberta e retirados seus grãos misturados em azeite e deixar, fechada com filme, na geladeira por uma hora. Cozinhar 200 g de Croxetti (massa fina em feitio de hóstias) por 10 minutos em água com sal. O molho, que já deve estar reduzido, deve ser mixado. Coloque as vieiras em duas favas de baunilha secas (como espetinhos) e doure-as rapidamente rolando as brochettes para que fiquem douradas por igual. Escorra as massas coloque-as em dois pratos, um pouco do molho, a brochette e novamente o molho. Sirva quente.

Tartare de vieiras

Tartare de Vieiras

Veja uma entrada que se prepara em menos de 10 minutos. Basta cortar as vieiras em pedacinhos, colocar limão, ervas e enformar com ajuda de um cortador redondo. Você pode fazer uma receita mais original colocando maçã verde picadinha, gengibre ralado, molho de soja, sal, pimenta do reino, grãos rosas e... polpa de maracujá. Em todas as possibilidades, não deixe marinar mais do que 5 minutos para que as vieiras não percam sua textura. Efeito visual garantido! Sirva dentro da conchinha!

sopa de vieiras 

Sopa de vieiras

Para mudar a sopa de peixe habitual, propomos esta versão com vieiras para começar a refeição  com uma receita diferente. Trata-se de uma sopa muito chic que surpreenderá seus amigos pelo seu sabor de açafrão. Para 4 pessoas: faça uma sopa normal com: azeite, 1 cebola, 1 batata, um talo de alho poró, açafrão, 200 ml de vinho branco seco, 1 litro de caldo de legumes. Depois de pronta e morna, passe-a no mixer com 50 g de creme de leite e obterá uma sopa aveludada. Numa frigideira com um pouco de azeite, passe 8 vieiras, dourando-as 1 minuto de cada lado e tempera-as com sal e pimenta do reino. Verifique o tempero da sopa, sirva em pratos fundos com as vieiras. 

Vol-au-vent de vieiras

Vol-au-vent de roquefort e vieiras

Para os grandes jantares, servimos com frequência vol-au vets (ou bouchées à la reine) como entrada. De fato, podemos recheá-los com tantas coisas! Se você servir esta entrada tão crocante com roquefort, vieiras, alho poró e cogumelos, nenhum de seus convidados lamentará ter vindo jantar em sua casa! Para 4 pessoas: 4 vol-au vent comprados prontos ou feitos por você. Molho feito com: 1 colher (de sopa ) de manteiga, 8 camarões e 8 vieiras cortados em pedacinhos e refogados, 115 g de cogumelos enlatados cortados em pedacinhos, 200 g de alho poró  em finas lâminas refogado, 150 g de roquefort esmigalhado, sal e pimenta do reino. Numa frigideira coloque 1 colher (de sopa) de manteiga e 200 ml de creme de leite fresco. Quando começar a ferver, coloque os outros ingredientes. Este recheio não deve ser muito líquido.  Distribua este recheio nos 4 vol-au vent, e coloque 1 camarão inteiro e uma vieira (dourados na frigideira) e os chapéus por cima. Sucesso garantido!

Terrine de vieiras

Terrine de vieiras

As terrines de peixes representam a alternativa perfeita para aqueles que acham as de carne muito pesadas ou gordurosas. Com algumas ervas e um pouco de alho, você poderá realizar sem muito esforço uma receita que surpreenderá seus convidados. Receita para 8 pessoas: 800 g de vieiras, 200 ml de creme de leite fresco espesso, 8 ovos, ervas, 2 dentes de alho e duas échalotes. Separar as vieiras dos corais. Mixar as vieiras com 4 ovos, 100 ml de creme de leite, temperos e reservar. Mixar os corais com 4 ovos, 100 ml de creme de leite, temperos e reservar. Refogar as échalotes e alho batidinhos num pouco de manteiga e misturar com as vieiras. Numa forma de cake, coberta com papel manteiga, colocar uma camada de preparação com vieiras, a seguir uma com os corais e terminar com vieiras inteiras e ervas. Cubra e leve ao forno, em banho-maria. Quando a água começar a ferver, abaixe a temperatura do forno para 120° C e deixe assar por uma hora e meia. Tirar do forno, deixar esfriar e servir. Conservar na geladeira. 

vieiras grelhadas À moda da bretanha 

Coquilles Saint-Jacques poêlées à la bretonne

Desta vez trata-se de passar as vieiras na frigideira, sem deixar que fiquem muito tempo evitando que se tornem borrachentas. Para 4 pessoas: 600 g de vieiras, 2 échalotes e 2 dentes de alho finamente picados, tomilho, louro, pimenta do rei, sal e 1/2 copo de vinho branco seco. Refogar as échalotes, alho e temperos em um pouco de manteiga. Grelhar ligeiramente as vieiras nesta mistura e déglacer com o vinho branco. Servir a seguir.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Fazendo MANTEIGA CASEIRA de um jeito SUPER PRÁTICO!

Nos dias de hoje, não temos muito tempo sobrando, mas fazer aquela manteiga caseira com gostinho de fazenda seria uma ótima pedida, não? 

Mas a gente sempre imagina, ficar batendo manteiga, isso cansa... leva tempo... 

Que nada, com esta dica, você vai fazer manteiga em minutos, sem esforço e ainda escolhendo o leite de sua preferência, dosando o sal e assim, melhorando a qualidade da sua alimentação! 

Comentar este artigo

Chega de aperitivos à antiga: mini cestinhas saborosas! Receita passo a passo. 2 conselhos e 8 receitas para fazer as deliciosas vieiras!