Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Um MENU tracional de NATAL FRANCÊS!

Le menu traditionnel de Noël

Com no Brasil, os franceses buscam recriar Natais da infância e agradar a família. Por causa disso, há uma abundância de boas razões para embarcar em um menu de Natal tradicional e para isso, damos diversas ideias.

O aperitivo

Nós permanecemos na tradição com aperitivos doces ou torradas com foie gras, salmão defumado ou rillettes de peixe. Pensamos também nas verrines ou colheres aperitivo que são preparados em um instante (cubos foie gras, chutney com amanteigados salgados quebradinhos, por exemplo, ou cubos salmão defumado servidos com cream cheese temperado com Endro-Dill).

A entrada

O menu tradicional começa com ostras e salmão fumado ou fatias truta defumada para aqueles que não gostam de ostras.

Para ficar no espírito de frutos do mar que são muitas vezes o centro das atenções no Natal, eu convido você a preparar carpaccio de Saint-Jacques (vieiras), camarões ou um tartare de peixe, se vocês não forem muitos na ceia. Experimentem esta deliciosa Salada de Noix de St. Jacques (vieiras) 

Outra idéia essencial de entrada para um menu tradicional é foie gras. E para não servir a sua fatia de foie gras sozinha em um prato, você pode acompanhá-lo de macarrons salgados, salada, chutneys e outras delícias.

O prato principal

Em seguida, vem a peça central que será um peru recheado servido com batatas Duchesse e castanhas portuguesas. 

A sobremesa

Para a sobremesa, o menu tradicional não pode simplesmente ignorar a Bûche de Noël que se baseia, tradicionalmente em um rocambole ou, mais modernas, feitas em formas de bûche em formato calha. Este último é, basicamente, uma sobremesa leve que podemos variar sabores e texturas.

Para acompanhar o log, sugerimos uma salada de frutas cítricas, que vai dar ao tronco de Natal, um ar mais leve e refrescante.

Finalizando

Não se esqueça do queijo, afinal, é uma refeição de festas, não?! Opte por um só queijo, típico da temporada de festas ou uma tábua de queijos, com grande variedade deles, servidos com pães também variados.

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

RABANADAS de MORANGO e NUTELLA - Você nunca comeu nada tão gostoso!

 

RABANADAS são uma ótima pedida em qualquer época do ano, além de deliciosas, são uma ótima maneira de aproveitar aquele pão que não está mais tão fresquinho! Se você ainda colocar morango e Nutella e fazer tipo rocambole, melhor ainda não? 

E se não gostar de Nutella, use um ganache de chocolate

 

Comentar este artigo

10 ideias de receitas para usar seus limões Que tal preparar um menu leve de Natal?