Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 receitas super originais salgadas e doces para fazer com sobras de pão velho

10 recettes super originales salées et sucrées à faire avec un reste de pain

Quem é que nunca se encontrou com sobras de pão velho,  levante a mão ! No entanto , o pão seco se emprega muito bem em cozinha. É sempre possível reciclá-lo em pudim,  por exemplo.... mas é preciso reconhecer que com o passar do tempo,  enjoa-se desta textura um pouco pesada. 

Sabendo disto, nós selecionamos  para você 10 ideias salgadas e doces graças à s quais vocês poderão dar vida nova ao seu pão velho de uma maneira original.

farinha de rosca caseira     

Chapelure maison

Duas soluções são possíveis :  ou você coloca seus pedaços de pão velho no liquidificador ( ou processador )  deixando as lâminas triturarem o pão, ou você o faz como antigamente usando um ralador e.... muito trabalho para o cotovelo !!! Você pode, se quiser, passar a farinha por um ralinho fino para conseguir uma textura mais suave. Com  esta farinha de rosca seu bifes empanados terão um sabor delicioso ! 

rabanada      

Pain perdu

Não muito original,  é verdade... mas a rabanada continua bem cotada. Além do mais , mil variedades são possíveis ! Você pode  até fazer um  chaud-froid  bem simpático,  colocando uma bola de sorvete de baunilha no canto do prato.

Rabanada

 Rabanada

rabanada salgada  

 

   

Pain perdu salé

A  rabanada pode também se transformar em versão salgada se você substituir os ingredientes doces por legumes, queijo ou presunto.  Isto muda  a  opção de pizza ou croque-monsieurs  e,  além do mais,  é econômico ! O processo é o mesmo para fritar o pão e depois colocamos os complementos.

pudim de pão 

Pudim de pão

Embora esta forma de aproveitamento do pão velho seja tão popular, sempre é bom relembrar algumas receitas que podem ter alguma variante.

 Pudim de pão com chocolate

Bolo pudim de pão

Pudim de pão da vovó Ana

Pudim de pão

 Pudim de pão com uva passa

Bolo de carne moída      

Boule auvergnate

São muitas e tradicionais as receitas de bolos de carne moída onde substituimos a farinha por pão velho para obter uma liga perfeita. Veja algumas sujestões de receitas para aproveitamento do pão dormido.

 Rocambole de carne moída com bacon

Bolo de carne com requeijão

Bolinho de carne moída com ovo de codorna

 Polpetone assado

Medalhão de carne moída

 almôndegas 

Almôndegas

Uma pequena variação dos bolos de carne moída, em versão pequena, mas que fazem a delícia de muitos pratos, como o macarrão acompanhado de almôndegas ao molho de tomate.

Almôndegas

Porpeta da vovó Ana

 Almôndegas com pesto

doces 

Doce de pão

 Além da rabanada  e do pudim existem doces tradicionais da época de nossas avós e que são lembrados ainda com muito carinho.

Doce de pão da Vó Anaíde

Recheio para aves      

Farce pour volailles

 Para rechear aves, normalmente o famoso frango assado de domingo, você pode utilizar o pão velho que sobrou dos lanches e cafés da manhã. Basta você picar o pão, umedecê-lo com leite e, temperá-lo bem e acrescentar ingredientes como azeitonas, ovos cozidos, etc e rechear o frango. Como você vai cobri-lo inicialmente com alumínio para cozinhá-lo, o caldo que se desprende do frango vai acrescentar algo mais ao seu recheio. É uma ótima opção para variar a tradicional e tão comum farofa.

noque de pão velho   

nhoque de pão

Você já imaginou fazer um nhoque sem ser de batatas ou outro feculante? Bem, que tal experimentar esta receita feita com pão dormido?

Nhoque de pão amanhecido

terrina de legumes      

Terrine de courgettes

Para você fazer uma terrina de pão velho e legumes basta ter criatividade e utilizar os ingredientes que você tiver à mão. O pão vai substituir a farinha. Você pica o pão e umedece no leite. O legume você rala (cenoura, abobrinha, etc) e refoga ligeiramente com cebola e alho. Misture 1 ou 2 ovos (depende da quantidade de pão e legume) com um pouco de creme de leite e acrescente aos outros ingredientes. Coloque em forma untada e enfarinhada e leve a assar. Espere esfriar e sirva fria. É uma opção para aproveitar não somente o pão velho mas também algum legume já pronto que sobrou na geladeira...

 .

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

BOLO DE BETERRABA com COBERTURA DE CHOCOLATE, ainda melhor que o de cenoura!

Estamos carecas de conhecer a comer o delicioso bolo de cenoura coberto com chocolate... mas você já experimentou o bolo de beterraba coberto com chocolate? Não??? Ele é ainda mais gostoso e o visual é genial!

INGREDIENTES

  • 1.3 xícaras de beterraba cozida
  • 2 ovos
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Suco de meio limão siciliano
  • 4/5 xícara de farinha de trigo
  • ½ xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento químico
  • Calda de chocolate amargo

preparo

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Coloque os pedaços de beterraba, os ovos, o óleo e o limão em um liquidificador e bata até ficar homogêneo.
  3. Em uma tigela, misture a farinha e o açúcar.
  4. Adicione a beterraba baida e misture até ficar homogêneo.
  5. Adicione o fermento e misture até que esteja totalmente incorporado.
  6. Coloque a massa em formas de muffins de silicone, previamente untadas com óleo spray.
  7. Asse por 30 minutos, ou até que o palito saia limpo.
  8. Cubra com a calda de chocolate e bom apetite!

 

Comentar este artigo

Acorda o homem! Como tirar as manchas de vinho?