Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Um punhado de AMÊNDOAS por dia NÃO ENGORDA!

Por,
Receitas sem Fronteiras

 

Um punhado de amêndoas por dia não engorda!

Nestes últimos anos, não sabemos dizer quantas vezes ouvimos falar, ou lemos, que comer um punhado de amêndoas por dia é super saudável, que isto não engorda de maneira alguma e que até ajudaria a emagrecer. 

Por outro lado, as frutas secas como as amêndoas, as nozes, as avelãs são reputadas como ricas em calorias. 

Então o que fazemos?

Não se esqueça que qualquer alimento não engorda realmente se ele for consumido em quantidade razoável.  Da mesma maneira, nenhum alimento pode se vangloriar de fazer emagrecer.

Um punhado de amêndoas é o que?

Acabamos de testar! Um punhado de amêndoas pesa 20 g, Isto corresponde a cerca de 20 amêndoas e a 126 cal. Isto corresponde, por exemplo, a um iogurte grego.

 O que importa é a composição das amêndoas pois as calorias não querem dizer grande coisa finalmente. 

Então, elas são realmente boas para nós?  

 As amêndoas são ricas em gorduras, não é por nada que podemos substituir a manteiga pelo purê de amêndoas que encontramos no comércio (torradas e mixadas até formar uma pasta). No entanto, estas gorduras fazem parte daquilo que chamamos gorduras boas, que têm o poer de abaixar o colesterol ruim, aumentar o colesterol bom. Não há portanto razão para se privar delas mesmo quando controlamos a alimentação.

As amêndoas também são ricas em antioxidantes graças à ação da vitamina E. É preciso lembrar que é mais rica ainda em antioxidantes quando comidas com a pele. Esta contém flavonoides que combinados com a vitamina E aumentam a quantidade de antioxidantes.

Elas também são ricas em potássio e magnésio.

Ela é rica em fibras e em proteínas  e é um excelente "tira fome" que permite evitar que nos deixemos levar por qualquer produto industrializado, gorduroso o doce. Ótimas para serem levadas ao trabalho ou quando praticamos esporte, ou academia.

Você sabia que as amêndoas têm também  um baixo índice glicêmico (IG)? Isto quer dizer que seus efeitos no sangue são duráveis, que você vai ficar saciado, sem fome 1 hora depois.

Cereja sobre o bolo: as amêndoas baixam também o índice glicêmico do prato servido com amêndoas. Não hesitamos, portanto, em salpicar amêndoas sobre nossa salada de macarrão ou seus legumes, com 3 u 4 amêndoas trituradas, nem a espalhar o purê de amêndoas sobre a fatia de pão.

Como foi dito no início, as amêndoas não são um alimento milagroso pois este não existe. No entanto, é um alimento a não ser retirado de nossa alimentação, bem ao contrário. 

Não esqueça de consumir as amêndoas naturais, grelhadas ou não e sempre com a pele.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

GRANOLA CASEIRA que você pode fazer sempre fresquinha!

Se você curte GRANOLA, e melhor pedida é fazer em casa, assim, você escolhe os ingredientes, compra naquela loja que você confia e, no final, fica tudo ao seu gosto! Agora, se você não tinha a receita, agora tem! 

Ingredientes:

  • 30 g de óleo
  • 60 g de mel
  • 4 grandes pitadas de sal
  • 350 g de flocos de aveia
  • 175 g de amêndoas
  • 125 g de cranberries ou passas 
  • 1 clara de ovo grande
  • 75 g de sementes de moranga / abóbora (opcional)

 

Agora, é só seguir o vídeo ou, se preferir, confira nossa receita passo a passo de granola caseira!

 

Comentar este artigo

Os 30 ERROS a serem abolidos quando cozinhamos. 5 IDEIAS para tornar o BRÓCOLIS mais "SEXY", mais ATRAENTE!