Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

ABACATE: a MODA que MATA O PLANETA!

 

Silvia Santucci

Em smoothie, em rolinhos de primavera, em sanduíches, saladas, doces e muitas outras receitas, o abacate invadiu as redes sociais (tornou-se o alimento mais popular no Pinterest em 2015) e também em nossos pratos.

É preciso dizer e salientar que suas qualidades nutricionais são inquestionáveis, que é uma alternativa interessante às matérias graxas animais... e que é difícil virar as costas para uma moda tão deliciosa.

Deveríamos portanto considerar o assunto, pois, como revela o jornal alemão Die Zeit, o abacate é uma pequena bomba antiecológica. Depois de ter feito uma pesquisa numa fazenda da América do Sul (um dos mais importantes exportadores de abacates na Europa), Die Zeit descobriu que é preciso 1000 litros de água para produzir um quilo de abacates. Portanto, uma quantidade impressionante (é preciso 130 para fazer um quilo de alface). Basta imaginar quantos milhares de litros um pé de abacate consome...

A pesquisa fala também dos abacates  da África do Sul, cultivados em viveiros e pincelados com hormônios, seu transporte da África do Sul até a Europa em containers climatizados, seu amadurecimento artificial com etileno, uma confusão drástica para eliminar as frutas não muito bonitas e perfeitas.

 Em resumo, para os europeus esta importação da África ainda é mais complicada e perigosa e vai fazê-los pensar em usar apenas produtos de países cuja produção é natural, mesmo sabendo que, em ambos os casos, a produção em massa deste delicioso produto pode danificar a natureza, não é muito ecológica. 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: GUACAMOLE!

Se você adora aquela pasta de abacate dos restaurantes e bares mexicanos, saiba que ela é super fácil de fazer! Confira nossa receita em vídeo e delicie-se!

 

 

Comentar este artigo

SOBREMESAS de puro CHOCOLATE para o NATAL ou qualquer ÉPOCA do ANO! MINI QUICHES deliciosas feitas com MINI PÃES!