Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Oh Minas Gerais! Quem experimenta suas delicias não esquece jamais...

A culinária mineira expressa a diversidade da formação de nosso estado, portugueses, índios e negros traduziram ao servir seus hábitos e tradições. A evolução e o dinamismo da cozinha mineira são um convite permanente à mistura do passado com o presente.

 

Culinária Mineira por Érika Muniz do Portal CaiabaO modo mineiro de ser evoca a cozinha das casas, o fogão à lenha, o bule, a canequinha de café, a broa de milho, o pão de queijo. É a hora do papo, da conversa ao pé do ouvido, do aconchego, da conhecida hospitalidade mineira acompanhada da moda de viola e dos causos. Causos são histórias simples do dia a dia, que o mineiro dá brilho e encanta com o jeito mineiro de ser, para narrar suas histórias e estórias, que passam de geração pra outra.

 Minas têm uma cultura caracterizada por manifestações religiosas e expressa uma culinária que veio do quintal das casas. Nasceu da horta, do pomar, da criação de aves e porcos, cujo frescor dos ingredientes e seu modo de conservação dão o diferencial ao sabor.   

 

Da horta temos a couve rasgada, a taioba, o ora-pró-nóbis ou lobrobó que é uma hortaliça mineira que agrada turistas que apreciam receitas tradicionais da nossa culinária. Na cidade de Sabará, ela é a estrela da festa realizada no mês de maio. Outras cidades mineiras como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e São João Del Rei também criaram receitas com o lobrobó. Frango caipira com ora-pro-nóbis ou costelinha de porco com ora-pro-nóbis e para acompanhar angu molinho e arroz.  Isso é Minas Gerais!  

Érika Muniz do Portal CAIABA para o Receitas sem FronteirasCarne de porco refogada e frita na panela e armazenada na gordura de porco, o bambá de couve, a leitoa à pururuca, o frango com quiabo, frango ao molho pardo, feijão tropeiro, torresmo, feijoada mineira, compotas de frutas, doce de leite, queijo e a cachaça.  

 

Minas Gerais é assim: recheada de montanhas que emanam o cheiro verde de seus temperos pelo Brasil e o mundo.

 

 Pra quem ficou com água na boca sugerimos conferir de perto essas delícias fazendo um passeio gastronômico e cultural pelas cidades mineiras, onde serão agraciados pelas construções do barroco e poderão desfrutar a comida de cada uma delas.    

 

Érika Muniz do Portal CAIABA de Gastronomia.

                                                                                 

 

Feijao Tropeiro Frango de panela com escondidinho de ora-pro-nóbis Pao de queijo 3 ingredientes - super fácil Mousse de queijo com coulis de goiabada
Feijao Tropeiro Frango com escondidinho de Ora-pro-nóbis Pão de queijo super prático

Mousse Romeu & Julieta

 

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

SABORES do MUNDO: Uma DELICIOSA SOPA DE CEBOLA, como se você estivesse em PARIS!!!

A SOUPE À L'OIGNON é uma sopa gratinada à base de cebola, um prato super tradicional da cozinha francesa e de muitas regiões produtoras de cebola.

As sopas de cebola são populares, pelo menos, desde os tempos romanos. Elas foram, ao longo da história, muitas vezes consideradas um alimento para pessoas modestas, por causa da abundância de cebolas e da facilidade de cultivá-las. A versão moderna dessa sopa veio da França no século XVII, feita de pão seco ou croutons, caldo de carne e cebola caramelizada.

 

soup à l'oignon - sopa de cebola francesa

Ingredientes:

  • pão italiano
  • 200 g de queijo gruyère ralado
  • 40 g de manteiga
  • 3 cebolas grandes
  • 2 dentes de alho picados
  • 150 g de bacon picadinho
  • 250 ml de vinho branco
  • meio litro de água
  • 2 ramos de tomilho
  • louro em folhas
  • sal e pimenta do reino

 

Preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ° C.
  2. Corte o topo do pão e remova o miolo, deixando uma "parede" grossa e com cuidado para não furar a casca.
  3. Dentro do seu pão, adicione 100 g de queijo Gruyere ralado ao fundo. Asse por alguns minutos até que o queijo derreta.
  4. Enquanto isso, fatie as cebolas e pique os dentes de alho.
  5. Em uma panela, refogue a manteiga e adicione as cebolas. Adicione o bacon, alho picado e o tomilho e o louro. Adicione o vinho branco e a água. Deixe ferver por 20 minutos.
  6. Despeje a sopa de cebola no pão.
  7. Corte o topo do pão em pedaços e adicione-os à sua sopa.
  8. Espalhe 100 g de queijo ralado por cima e volte ao forno por alguns minutos, para grelhar o queijo.

Comentar este artigo

TOP 10 - Alimentos que ajudam a queimar calorias Jaca - esta fruta doce e incompreendida