Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Oh Minas Gerais! Quem experimenta suas delicias não esquece jamais...

Por,
Receitas sem Fronteiras

A culinária mineira expressa a diversidade da formação de nosso estado, portugueses, índios e negros traduziram ao servir seus hábitos e tradições. A evolução e o dinamismo da cozinha mineira são um convite permanente à mistura do passado com o presente.

 

Culinária Mineira por Érika Muniz do Portal CaiabaO modo mineiro de ser evoca a cozinha das casas, o fogão à lenha, o bule, a canequinha de café, a broa de milho, o pão de queijo. É a hora do papo, da conversa ao pé do ouvido, do aconchego, da conhecida hospitalidade mineira acompanhada da moda de viola e dos causos. Causos são histórias simples do dia a dia, que o mineiro dá brilho e encanta com o jeito mineiro de ser, para narrar suas histórias e estórias, que passam de geração pra outra.

 Minas têm uma cultura caracterizada por manifestações religiosas e expressa uma culinária que veio do quintal das casas. Nasceu da horta, do pomar, da criação de aves e porcos, cujo frescor dos ingredientes e seu modo de conservação dão o diferencial ao sabor.   

 

Da horta temos a couve rasgada, a taioba, o ora-pró-nóbis ou lobrobó que é uma hortaliça mineira que agrada turistas que apreciam receitas tradicionais da nossa culinária. Na cidade de Sabará, ela é a estrela da festa realizada no mês de maio. Outras cidades mineiras como Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes e São João Del Rei também criaram receitas com o lobrobó. Frango caipira com ora-pro-nóbis ou costelinha de porco com ora-pro-nóbis e para acompanhar angu molinho e arroz.  Isso é Minas Gerais!  

Érika Muniz do Portal CAIABA para o Receitas sem FronteirasCarne de porco refogada e frita na panela e armazenada na gordura de porco, o bambá de couve, a leitoa à pururuca, o frango com quiabo, frango ao molho pardo, feijão tropeiro, torresmo, feijoada mineira, compotas de frutas, doce de leite, queijo e a cachaça.  

 

Minas Gerais é assim: recheada de montanhas que emanam o cheiro verde de seus temperos pelo Brasil e o mundo.

 

 Pra quem ficou com água na boca sugerimos conferir de perto essas delícias fazendo um passeio gastronômico e cultural pelas cidades mineiras, onde serão agraciados pelas construções do barroco e poderão desfrutar a comida de cada uma delas.    

 

Érika Muniz do Portal CAIABA de Gastronomia.

                                                                                 

 

Feijao Tropeiro Frango de panela com escondidinho de ora-pro-nóbis Pao de queijo 3 ingredientes - super fácil Mousse de queijo com coulis de goiabada
Feijao Tropeiro Frango com escondidinho de Ora-pro-nóbis Pão de queijo super prático

Mousse Romeu & Julieta

 

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Masterchef tem prova com clássica Tarte Tatin francesa

Se você preferir a Tarte Tatin tradicional, confira a receita completa no nosso site, mas aqui temos uma versão deliciosamente revisitada e mais simples que a original!

Comentar este artigo

TOP 10 - Alimentos que ajudam a queimar calorias Jaca - esta fruta doce e incompreendida