Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 delícias de uma vovó francesa para os netos!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Top 10 das receitas da vovó

Quando se pensa na vovó, é sempre com ternura. A alegria de ir na casa da vovó são os beijinhos, os carinhos e as balas na lata guardada no armário. Mas também os bons pratos e principalmente as sobremesas cheias de doçura e de aconchego. Como resistir ao seu arroz- doce  cozido lentamente ou ao seu bolo de sêmola fofo e bem caramelizado ?  A boa tradição tem de ser perpetuada. Volte à infância por um momento e experimente por sua vez as receitas da vovó para sua família.  Sucesso e sorrisos garantidos, obrigado mamãe, obrigado papai, e principalmente obrigado vovó

 

a torta de maçãs    

Torta de maçãs

 

Você sente o delicioso aroma da torta de maçãs clássica  que assa lentamente no forno ?  Vovó a prepara simplesmente com uma massa sablée, açúcar sobre a massa , fatias de maçãs  do seu jardim cortadas desiguais,  mais açúcar e pequenas pelotinhas de manteiga. No fim do cozimento, tudo fica ligeiramente caramelizado. Algumas vezes ela acrescenta um pouco de baunilha ou canela, mas nem sempre !

 

o rocambole de geleia    

Rocambole

E uma sobremesa deliciosa ,  difícil de resistir. Este rocambole é preparado com uma massa que serve também para fazer o tronco de Natal ( Bûche de Noël ) .  Vovó a assa na tampa quadrada de uma lata ... Ela observa bem o cozimento, que é rápido, para que  o bolo  fique bem claro e não resseque. Ela o enrola num pano de prato limpo e úmido.  Uma vez esfriado, ela o desenrola e recheia, de acordo com seu humor,  com geleia de  groselha ou framboesa. Não precisa mais nada, é uma maravilha fofa e perfumada.

 

o arroz-doce   

Arroz doce

O  arroz doce  traz um prazer quase regressivo,  tão longa e lentamente cozido,  ele acalma as papilas com sua cremosidade doce e perfumada por um toque de baunilha.  Até se sonharia em ter um pequeno resfriado e encolhido nos lençóis, ver vovó chegar, uma tigelinha na mão, na qual fumega ainda esta sobremesa reconfortante preparada  calmamente na velha panela um pouco amassada.

 

o bolo de sêmola 

Bolo de sêmola

O  bolo de sêmola é simples de se fazer,  portanto ele pode facilmente ser servido como sobremesa depois do bom almoço de domingo. Tudo está na apresentação e vovó neste caso se vira  muito bem. Ela cozinha a sêmola no leite perfumado com baunilha. Ela acrescenta as gemas e o açúcar, depois as claras batidas em neve. Ela prepara um caramelo que ela despeja na forma e depois  coloca a sêmola. Ela assa tudo em banho-maria. Quando chega o fim da refeição, ela pega um lindo prato e desenforma, de cabeça para baixo, o bolo. O carameo lhe dá uma linda cor escura  e nem precisa ter fome para saborear esta sobremesa leve... ou quase ! 

 

o clafoutis   

Clafoutis

E a torta da época das cerejas, mas não apenas desta época.  Frequentemente vovó faz um clafoutis  quando lhe sobra leite, aquele que ela compra fresco na fazenda. Quando não tem mais cerejas, ela o faz com damascos e no inverno com frutas secas que ela deixa lentamente inchar no chá morno.  Vovó o serve sempre na forma de porcelana pois o clafoutis é bom mas difícil de desenformar.

 

o bolo de iogurte 

Bolo de iogurte

O bolo de iogurte é uma das primeiras sobremesas que as crianças aprendem a fazer. Basta apenas saber contar até 3 . Na receita usa-se normalmente óleo, mas vovó o substitue pela manteiga derretida.  Ela acha que é  melhor e eu estou de acordo com ela.   Seu segredo é de mudar sempre um pouquinho a receita para não nos enjoarmos.  Ela acrescenta baunilha ou raspas de limão ou então ela espalha sobre a massa pedaços de maçãs, de peras ou damascos  antes de assar. Muito fofo e muito bom !

 

as panquecas e crepes   

Panquecas e crepes

Quando vovó faz crepes ela faz para um batalhão, ela tem sempre medo que não tenha suficiente para todos.  E muito bom ajudá-a a preparar a massa, o mais difícil é esperar que a massa descanse escondida sob um pano de prato. Ela não tem nem tempo de assar uma  que o prato já está vazio... Normalmente ela não coloca açúcar na massa, assim pode-se preparar panquecas com um ovo, presunto ou queijo. Miam!

 

o bolo de chocolate   

Bolo de chocolate

O bolo de chocolate, a lenda da família. Vovó diz sempre que esta receita se transmite de geração em geração e que não é para dar nunca a receita a pessoas fora do círculo da família. O certo é que ele é muito bom o bolo de chocolate da vovó. Morangos sobre o bolo, ela o serve com um delicioso creme ingles, tão bom que só se para de comer quando não tem mais...

 

o pequeno creme de baunilha   

Creme ou mingau de baunilha

Os pequenos cremes de baunilha, são sobremesas  simples, frescas e suaves. Vovó os  prepara para o almoço de quarta -feira quando as crianças não tem aulas. Ela prepara estes cremes na véspera para que eles estejam bem gelados e os serve acompanhados de biscoitos  secos que as crianças frequentemente usam como colher. Que tal encrementar e experimentar um crème brullée?

 

 a compota de maçãs   

Compota de maçãs

compota de maçãs é a primeira sobremesa que vovó preparou para os bebês. Ela descasca as maçãs do jardim com cuidado,  as salpica com um pouco de suco de limão para evitar que elas escureçam, depois ela as coloca numa panela com um pouco de água. e leva ao fogo. Pouco a pouco as maçãs amolecem.  Algumas mexidas, um pouco de açúcar e... pronto uma bela compota. Para os realmente bebezinhos , ela passa a compota no processador para uma textura perfeita.

 

 

.E então, bateu saudade? Vamos conferir algumas receitinhas com cara de vovó?

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Masterchef tem prova com clássica Tarte Tatin francesa

Se você preferir a Tarte Tatin tradicional, confira a receita completa no nosso site, mas aqui temos uma versão deliciosamente revisitada e mais simples que a original!

Comentar este artigo

Inovando na cozinha, troque os grãos pelos brotos Top 10 das sobremesas com suspiro